Tietê: “caudal”, “volumoso”, em tupi. Nome de rio e município do estado de São Paulo.
O termo "abacaxi" é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso), documentado já no início do séc. XIX. O termo "ananás" (em português e espanhol) é do guarani e tupi antigo naná, e documentado em português na primeira metade do séc.
O nome "Tietê" foi registrado pela primeira vez no ano de 1748 no mapa Danvile. O hidrônimo é de origem tupi e significa "água verdadeira", com a junção dos termos ti ("água") e etê ("verdadeiro, grande, fundo, que corre para baixo").
Origem do povoado O nome primitivo da região de Moreira César era “Nhambuí”, que na língua Tupi-guarani significa “a noz que arrebenta”. Os indígenas se referiam ao fruto da mamoneira, a mamona, que, quando seco se arrebenta.
O nome significa amplamente "lugar abundante de taquaras cortantes como facas", através da junção dos termos ta'kwar/taqua (taquara), kysé/quicé (faca) e tyba/tuba (ajuntamento ou lugar abundante em).
substantivo feminino [Brasil] Gír. Penúria, falta de dinheiro.
O que é Árvore da Mata Atlântica, de crescimento lento, madeira de lei, utilizada em reflorestamento e paisagismo. Seus frutos são atrativos, doces e comestíveis, porém com pouca polpa, semelhante à fruta do conde, porém vermelho quando maduro e com polpa mais fina e pouco volumosa, ainda que muito saboroso.
Pindaíbas é um distrito no município brasileiro de Patos de Minas, do estado de Minas Gerais. Foi elevado a distrito no ano de 1976. Possui uma área territorial de aproximadamente 141,47 Km² e conta com uma população acima 1500 habitantes.
Significado de Mequetrefe Intrometido; quem se intromete em assuntos que não lhe dizem respeito.
1. Mectreff. Significa o mesmo que sarrada. É usada no contexto das músicas de funk.
Segundo os estudiosos da língua tupi, capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. ... Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Capixaba. Quem nasce em Vitória é vitoriense. Contudo, o termo "capixaba" passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. "O termo 'capixaba' se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.