Dança, música e deficiência auditiva Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível trabalhar música com deficientes auditivos, sendo eles capazes de “responder a ela através da dança e da expressão corporal. De forma adequada a cada ritmo e de maneira intensa e alegre” (Pedrinelli & Teixiera, 1994).
No caso do deficiente auditivo, a alfabetização deve ser de forma mais visual possível, com o uso da linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e com o acompanhamento de professores especializados. Dependendo do caso, um aparelho auditivo também pode fazer toda diferença nos resultados obtidos.
Os surdos podem sentir os sons das músicas, através de vibrações das ondas sonoras no corpo e no chão, percebem os ritmos e as pausas e captam rapidamente os movimentos da coreografia observando o professor.
No Android a opção Notificação de flash pode ajudar a pessoa com deficiência auditiva a receber alertas de luz piscante para ligações, mensagens e notificações em geral. ... Este recurso é ideal para as pessoas que têm deficiência auditiva unilateral, ou seja, escutam apenas com um ouvido.
Todo surdo pode escutar algum tipo de som. A maioria ouve sons de forte intensidade e graves (trovão, batida de porta). Assim como a visão, a audição também se efetiva em graus. Alguns surdos conseguem ouvir a voz e escutar a fala ao telefone.
Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!
Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento e identificação daquilo que ouvimos.
O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
Principais características da Libras A Libras é, ou deveria ser, a língua materna do surdo brasileiro, isto é, a primeira língua com a qual ele tem contato.
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é a língua materna dos surdos brasileiros. Foi assim denominada durante a Assembleia convocada pela FENEIS, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, em outubro de 1993. ... A Libras é uma língua completa e possui uma gramática própria e única.
Sonhar que é surdo significa que alguém está tentando se comunicar contigo, mas por algum motivo unicamente seu, você não está captando a mensagem ou está impossibilitado de ouvir o que ela tem para te dizer.
O modo de pensar de quem é surdo varia de caso para caso, de acordo com o nível de perda auditiva e treinamento oral. Aqueles que nasceram completamente surdos e aprenderam apenas uma língua de sinais pensam por meio dela. Os que aprenderam, com treinamento oral, também a falar, pensam às vezes na língua falada.
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.
Na maioria das vezes, a cegueira não pode ser revertida e a pessoa precisa se adaptar à condição. No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, vêm desenvolvendo um dispositivo que pode mudar essa realidade.