crossorigin="anonymous">
Processo histórico, com incidência política, económica, cultural, tecnológica, etc., acelerado na segunda metade do século XX, que representa a consciência de que os fenómenos se apresentam inter-relacionados, independentemente das fronteiras territoriais, das diferenças étnicas ou linguísticas, etc.
5)Pode a globalização ser entendida como americanização. ... Como essas idéias e mercadorias , em sua maioria, tem origem ocidental, a globalização é percebida como uma ocidentalização disfarçada,ou simplesmente como uma americanização do mundo.
Resposta. Resposta: A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
A globalização é vista por alguns cientistas políticos como um movimento que ampliou a hegemonia econômica, política e cultural ocidental sobre os demais países; outros dizem que ela é a reinvenção do processo expansionista americano no período pós-guerra-fria com a imposição, sendo ela forçosa ou não, dos modelos ...
Interação entre os vários povos A globalização é definida como um processo de interação entre os países, seja ela no âmbito social, cultural, econômico ou político. ... A forma como esses diferentes mercados interage aproxima pessoas e mercadorias de um mundo mais globalizado.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...
Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo. A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo. Associando-se em blocos econômicos, os países conseguem mais força nas relações comerciais. ...
[ing.] [def.] Conceito desenvolvido pelo teórico Marshall McLuhan para explicar a tendência de evolução do sistema mediático como elo de ligação entre os indivíduos num mundo cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias da comunicação.
O termo “aldeia global” é muito utilizado como referência à globalização, a uma nova visão de mundo e às comunidades conectadas entre si, através de avançadas tecnologias de comunicação e transporte. O termo foi criado na década de 60, pelo professor de Comunicações da Universidade de Toronto, Herbert Marshall Mcluhan.
Segundo esse conceito, o avanço nas tecnologias de informação e comunicação encurta as distâncias no mundo e facilita trocas culturais entre os diferentes povos. ... O termo aldeia global foi popularizado em seus livros “A Galáxia de Gutenberg”, publicado em 1962 e “Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem”, de 1964.
Significado de Aldeia substantivo feminino Pequena povoação menor que uma vila. [Etnologia] Povoação de indígenas; aldeamento: aldeia de índios.
As aldeias (tabas) eram formadas por conjuntos de casas comuniais (malocas), que costumavam abrigar grandes parentelas. ... Os jesuítas, com o intuito de catequizar e sedentarizar os diferentes grupos nativos, incentivaram a criação de ermidas em aldeias que mantinham relações amistosas com os portugueses.
A aldeia tem poucos habitantes que geralmente trabalham numa economia de cariz rural. A vila é já um aglomerado populacional de tamanho superior, com comércio e serviços e alguma economia de autosuficiência. Uma cidade é uma área maior e muito mais urbanizada, que se diferencia de vilas e aldeias por vários motivos.
O conjunto de aldeias é chamado de nação!
- De acordo com o texto, é correto afirmar que o conjunto de aldeias chama-se: * a) moradias.
O conjunto de ocas dos povos nativos se chama taba, que é também uma expressão nativa que designa a aldeia.
substantivo feminino Aldeia de índios; lugar onde habitam os índios. Habitação indígena ou conjunto de algumas ocas. Etimologia (origem da palavra taba). Do tupi tawa.
Ambas são construções indígenas erguidas para a proteção dos membros da tribo. A diferença entre elas é o grupo de habitantes que moram nela: Normalmente a oca é habitada por uma mesma família. Já a maloca, todos da tribo podem morar nessa mesma construção.
Normalmente aprendemos nas escolas, na televisão e em alguns livros, que os índios vivem em casas chamadas de ocas que, juntas formam aldeias, normalmente em formato de círculo. Isso não está incorreto, mas existem vários outros tipos de habitações indígenas que você vai conhecer aqui!
A unidade arquitetônica é a Oca, uma casa unifamiliar, que em uma aldeia podem possuir várias delas. E a maloca é a unidade multifamiliar que consiste em uma junção dessas ocas, com toda a comunidade vivendo nela. A tradição construtiva singular, não significa que seja a única solução arquitetônica.