A Ampola de Lorenzini, identificada em 1678 por Stefano Lorenzini, é um conjunto de poros presentes na pele ao redor da cabeça e na parte debaixo dos tubarões e arraias. Cada poro é aberto ao ambiente e conectado a uma série de células sensoriais por meio de canais preenchidos com a substância translúcida e gelatinosa.
As ampolas de Lorenzini são órgãos sensoriais eletrorreceptores que ajudam os animais a detectar vibrações ao seu redor. 'Aprendi [a técnica] por acidente. O tubarão vinha alto em direção ao meu rosto', contou ela à BBC Brasil.
Uma ampola de raios X chamada também de tubo de Coolidge, é uma válvula termiônica, cuja função é a produção de um feixe de raios X.
O filamento é normalmente feito de Tungstênio (com pequeno acréscimo de Tório) Toriado, pois esta liga tem alto ponto de fusão e não vaporiza facilmente (a vaporização do filamento provoca o enegrecimento do interior do tubo e a conseqüente mudança nas características elétricas do mesmo).
Colimador é um dispositivo, construído a partir de um material que absorve radiação (ex. fibra óptica), usado para direcionar e suavizar feixes de radiação. No caso dos aparelhos de radioterapia, tem a finalidade de proporcionar uma dosagem radioativa de acordo com as especificações da terapia indicada.
O ponto focal real é a área na qual os elétrons colidem. O ponto focal efetivo é a área que é “vista” na direção do feixe útil, conforme mostra a figura. Dependendo do ângulo do alvo, podemos ter grande área de impacto com pequeno ponto focal efetivo.
Essa área bem definida do alvo bombardeada pelos elétrons é denominada ponto focal. A maioria dos tubos de raios X tem pelo menos dois filamentos de diferentes comprimentos, que resultam em tamanhos diferentes de pontos focais.
Tungstênio
Existem dois tipos de anodos: ... Nestes o anodo é feito com um material com boa capacidade térmica como o cobre. O ponto do anodo no qual o feixe de elétrons incide é chamado de alvo e é feito com uma liga de tungstênio ou molibdênio impregnado no cobre.
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. ... As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
Toda radiação que emerge de objetos irradiados, é radiação secundária, à exceção da radiação primária que o atravessa, passando para o meio ambiente.
Normalmente projetado em cobre, com a região de alvo em tungstênio (material metálico com maior resistência a altas temperaturas, além de apresentar boa condutividade térmica e alto número atômico, o que contribui para uma melhor qualidade do feixe de raios X), é do tipo rotatório (com giro variando de 3.
O tungstênio é extensivamente usado em filamentos de lâmpadas incandescentes e válvulas eletrônicas e, como eletrodos não consumíveis, (para soldagens do tipo TIG - Tungsten Inert Gás) porque apresenta um ponto de fusão muito elevado e pode ser transformado em fios muito finos. ... Lâmpadas incandescentes.
O alvo de tungstênio no qual os elétrons irão chocar-se está em movimento (na verdade, é um disco em rotação) para que a área que está recebendo o choque com o feixe de elétrons seja constantemente mudada, o que distribui o efeito do bombardeio em torno da margem do alvo, possibilitando certo resfriamento.
Na confecção de uma jóia é utilizado um ácido que pode ficar retido na porosidade natural do metal, os resíduos desse ácido podem, com o tempo, provocar o escurecimento do metal. Para limpeza utilize o produto (silvo ou kaol polimentos de metais) que vende em supermercados,depósitos de construção ou casa de ourives.
Água morna e detergente Misture um pouco de detergente até fazer espuma e, em seguida, deixe o anel de molho até a água começar a esfriar. Depois desse período, pegue uma escova de cerdas macias e esfregue a sua aliança com cuidado.
Coloque a peça de prata dentro de uma panela com 1 colher de sopa de bicarbonato e 200ml de água. Leve ao fogo até ferver. Depois, desligue e deixe esfriar. Por último, enxague e seque muito bem a peça para tirar toda a umidade.
Você só vai precisar de uma escovinha velha, pode ser de dentes, uma flanela de algodão e pasta de dente. Coloque uma pequena porção do creme dental na escova para polir toda a peça, por dentro e por fora com as cerdas. Depois, é só usar a flanela para remover os resíduos de pasta de dente e dar polimento à peça.