Significado de Despesa Ação ou efeito de despender, de gastar, de empregar. Etimologia (origem da palavra despesa).
14 sinônimos de dispensa para 2 sentidos da palavra dispensa: Permissão para não executar um dever: 1 isenção, desobrigação, liberação, autorização, baixa, desobriga, desocupação, escusa, exoneração, folga, licença, permissão.
É o particípio passado do verbo despender, significando dar, espalhar, que provém do latim dispendere, gastar, distribuir. Não existe o verbo dispender, embora exista dispêndio e dispendioso. Também se diz atenção dispensada, dada, concedida. Explica-se dispendida por analogia com dispensada; também começada por dis-.
substantivo feminino Permissão ou consentimento: precisa sempre da vênia do diretor. ... Etimologia (origem da palavra vênia). Do latim venia.ae.
Significado de Marginal [Figurado] Que foi excluído da sociedade ou prefere viver fora dela. ... substantivo masculino e feminino [Pejorativo] Pessoa que vive à margem da sociedade; quem não aceita leis ou se opõe à moral; delinquente: o marginal me roubou!
substantivo feminino Ato ou efeito de reformular, de dar nova formulação a alguma coisa; de elaborar novos princípios ou medidas para algo que deve ser revisto; replanejamento. Etimologia (origem da palavra reformulação).
Voltar a formular; propor novas fórmulas e bases: o governo vai reformular o orçamento para o próximo ano. Expor claramente; enunciar mais uma vez: reformule sua resposta, por favor! Etimologia (origem da palavra reformular).
verbo transitivo Pôr em fórmula, redigir segundo uma fórmula: formular um problema algébrico. Exprimir de maneira precisa: formular uma objeção. Receitar segundo os preceitos da medicina. verbo pronominal Manifestar-se, aparecer.
A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais (conjunto de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações). Esta ciência analisa as formas internas de organização, as relações que os sujeitos mantêm entre si e com o sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social.
Em sociologia, marginalização é o processo social de se tornar ou ser tornado marginal (relegar ou confinar a uma condição social inferior, à beira ou à margem da sociedade). Ser marginalizado significa estar separado do resto da sociedade, forçado a ocupar as beiras ou as margens e a não estar no centro das coisas.