A avaliação cognitiva pode ser feita a partir de dois níveis de complexidade. O primeiro nível é de rápida e fácil aplicação, em que se avalia quantitativamente o estado cognitivo e funcional por intermédio de testes abreviados e por uma escala que determinará o grau de autonomia do paciente.
CogniFit - Avaliação Cognitiva
A avaliação formal da cognição é feita através da avaliação neuropsicológica. Idealmente, esta avaliação dever ser feita após os seis anos de idade. Em crianças com menos de seis anos a cognição pode ser avaliada informalmente utilizando-se alguns outros parâmetros. A maioria dos testes é aplicada por psicólogos.
A avaliação neuropsicológica envolve o conhecimento da aplicação de testes, sua correção adequada e sua aplicabilidade na inferência do processamento cerebral de informações. Para isso, o profissional que realiza a avaliação deve ser um psicólogo especialista em Neuropsicologia.
Avaliação Psicológica. A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
Você pode procurar por Hospitais Escola, nos departamentos de neurologia e/ou psiquiatria, pelas Clínicas Escola das Universidades de Psicologia e os Institutos que oferecem a pós graduação em Neuropsicologia.