A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Assim, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato.
A acetona, dificilmente oxidada e volátil é eliminada pela urina (cetonúria) e expelida pela boca, conferindo um odor característico, bastante similar ao de frutas envelhecidas, denominado hálito cetônico.
Refresque seu hálito
Mas, como isso vai contra os princípios do jejum intermitente, você pode adotar estratégias para minimizar a situação: – Durante as janelas de alimentação, dê preferência a alimentos saudáveis, com poucas calorias e fibrosos como cenoura crua, maçã, castanhas… Além disso, prefira alimentos ricos em água.
O que pode causar esse problema é passar muito tempo em jejum. Isso provoca a queda da glicemia e leva o organismo a queimar os ácidos graxos como forma de obter energia. “Essa queima gera os corpos cetônicos que necessitam ser expelidos pelo organismo e isso acontece através do hálito”, esclarece ele.
- Alimentar-se a cada três horas, preferencialmente em pequenas porções para que a salivação ocorra naturalmente. - Consumir alimentos como maçã, cenoura crua, folhas e castanhas, pois são alimentos fibrosos, saudáveis e de poucas calorias que ajudam a limpar a boca e, assim, contribuem para um hálito fresco.
Como amenizar Se necessário, raspe a língua para retirar a saburra que fica na superfície. Ela é formada por restos de alimentos, células mortas e bactérias causadoras do mau cheiro, acentuado pelo odor dos corpos cetônicos. Beber mais água ajuda – aumenta a salivação e limpa a boca.
Beijo delícia: dicas para ter a boca perfeita
5 dicas para manter o bom hálito mesmo passando o dia fora de...
5 Remédios caseiros para mau hálito
A fórmula exclusiva do Kin Fresh Spray atua no combate aos microrganismos que causam o mau hálito, ao mesmo tempo que proporciona uma duradoura sensação de refrescância. Kin Fresh Spray está disponível em embalagem compacta spray, de fácil aplicação e fácil de carregar.
Para tirar os cáseos que ficam presos nas amígdalas, pode-se realizar um gargarejo com água morna e sal ou com um enxaguante bucal, cerca de duas a três vezes ao dia ou remover manualmente com a ajuda de um cotonete, por exemplo.
O que fazer: gargarejos com água morna e sal são excelentes para ajudar a remover o pus da garganta, eliminando naturalmente o mau hálito. Já respirar o vapor de de água morna com eucalipto também é excelente para fluidificar as secreções nasais, favorecendo sua retirada, sendo um ótimo remédio caseiro contra sinusite.
Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.
A presença de amargo, azedo, podre ou metálico no paladar é sintoma de uma alteração chamada disgeusia. O gosto ruim é persistente e ocorre de forma espontânea, sem a pessoa ter comido nada com aquele gosto. “É um sinal de que há algo de errado, mas nem sempre é mau hálito”, diz o especialista em halitose, Arany Tunes.
Esse buraco da extração demora bastante tempo para fechar, pois vai fechando de dentro para fora. Essa massa branca pode ser tecido de cicatrização. O mau hálito pode vir do acúmulo de alimentos dentro desse buraco. Faça a higienização oral adequada e use uma gaze molhada para limpar a região.
O odor que persiste mesmo após escovar os dentes, passar fio dental e utilizar enxaguante bucal é chamado de halitose. Trata-se de um problema com grandes chances de se tornar crônico quando não tratado corretamente.