cinco dias
Se você tiver uma dívida e não realizar o pagamento, o credor pode entrar com ação na Justiça para tentar receber. Porém, se não for feito o pagamento, pode ser realizada a penhora dos seus bens e, depois, é feita a venda forçada, através de um leilão judicial.
Para participar da arrematação judicial, seja em praça ou leilão, é necessário cumprir com os requisitos da publicação do edital – esse com prazo mínimo de cinco dias – em observâncias aos artigos 686 e 687 do Código de Processo Civil (CPC), com divulgação em jornal de ampla circulação.
1. O aperfeiçoamento do auto de arrematação é o termo inicial para a contagem do prazo para impugnação, o qual será considerado concluído quando assinado pelo juiz, pelo arrematante e pelo leiloeiro.
Arrematação, segundo o ilustre mestre Moacyr Amaral Santos é "o ato de transferência coacta dos bens penhorados, mediante o recebimento do respectivo preço em dinheiro, para satisfação do direito do credor".
DEFEITO OCULTO NA COISA OU VÍCIO REDIBITÓRIO. As vendas decorrentes de leilão escolhido pelo próprio titular da coisa ficam garantidas contra os defeitos...
Para quem procura um imóvel de Leilão, a boa notícia é que a compra pode ser financiada. Todo imóvel de Leilão deve ser publicado em um edital e nele devem constar todas as informações sobre o imóvel, inclusive preço e forma de pagamento. ...
É nesse contexto que se coloca um dos maiores riscos de ter prejuízo ao comprar um imóvel em leilão. Afinal, o preço de venda pode ser ótimo, mas se tornar desvantajoso se você adquirir junto uma dívida alta. Saber disso é fácil: confira a matriculo do imóvel no edital e busque informações sobre ele na justiça.
- Edital será publicado no site designado pelo juízo, e conterá descrição detalhada e, sempre que possível, ilustrada dos bens, informando expressamente se o leilão se realizará de forma eletrônica ou presencial (§ 1º do artigo 887 do Código de Processo Civil).
A possibilidade de arrematar um imóvel de forma parcelada favorece a compra e a venda deste tipo de bem móvel ou imóvel em leilões judiciais e extrajudiciais. O novo Código de Processo Civil deixa claro que a regra permite o parcelamento, no caso de leilões judiciais, o parcelamento em até 30 meses, com 25% de sinal.
Como é a forma de pagamento? A forma de pagamento varia de acordo com cada remate. Geralmente, a compra pode ser amplamente parcelada e a quantidade de parcelas é anunciada durante todo o pregão. O pagamento normalmente pode ser efetuado através de cartão de crédito, cheque, boleto ou financiamento bancário.
60 dias
O artigo 30 da Lei nº 9514/97 determina que o morador deverá desocupar o imóvel leiloado por meio de liminar em um prazo de 60 dias. Para fazer cumprir a lei, o comprador deverá solicitar a expedição da liminar que exige a desocupação.