Toda forma de fazer com que o ar entre nos pulmões, usando meios artificiais, seja para manutenção das vias aéreas abertas, seja para manutenção do trabalho respiratório. Servem para ofertar uma pressão através delas, fazendo com que o ar adentre para as vias aéreas.
Atualmente as principais indicações são IOT prolongada, obstrução de via aérea superior por malformações craniofaciais, estenose laringotraqueal e hipoventilação associadas a doenças neurológicas10-12.
A via aérea superior pode ser definida como o espaço que se estende do nariz e da boca até a cartilagem cricóide, enquanto a via aérea inferior se refere à árvore traqueobrônquica.
Intubação traqueal é a colocação de um tubo dentro da traquéia, seja através da via oral ou da via nasal.
- VEJA se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração; - OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório.
Não aguenta mais esse problema? Siga as dicas para descongestionar as vias aéreas – e respirar aliviado.
DIFICULDADE RESPIRATÓRIA DE INÍCIO SÚBITO, TOSSE, RESPIRAÇÃO RUIDOSA, CHIADO E NÁUSEA. EVOLUÇÃO PARA OBSTRUÇÃO TOTAL - AGRAVAMENTO DA DIFICULDADE RESPIRATÓRIA, CIANOSE E PERDA DE CONSCIÊNCIA.
A obstrução da via aérea mais frequente acontece devido ao inchaço dos tecidos desta via. Pode ainda ocorrer provocada por um corpo estranho, como um pedaço de comida ou um objecto. A maioria dos casos de obstrução da via aérea é provocada por engasgamento, ocorrendo com maior frequência durante as refeições./span>
Se o bebê estiver ou ficar inconsciente, utilizar a hiperextensão da cabeça para desobstruir a via aérea. Iniciar os passos de RCP (figura 23.
A obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (OVACE) consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. Essa condição pode ser um evento potencialmente fatal.
Quanto à obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, deve-se inicialmente avaliar a severidade. Quanto a esta, marque a alternativa CORRETA: a) Considera-se obstrução leve quando o paciente não é capaz de responder se está engasgado. Porém, consegue tossir e respirar./span>
São sinais e sintomas compatíveis com obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) grave em crianças responsiva, EXCETO:
1 - Vítimas Conscientes com obstrução de vias aéreas · Nas obstruções completas posicione-se por trás da vítima cincundando-a com seus braços e faça compressões abdominais sucessivas, direcionadas para cima, até desobstruir as vias aéreas ou o paciente perder a consciência.
Se não conseguir fazê-lo respirar, inicie as compressões no tórax. Ponha o indicador e o dedo médio de sua mão sobre o osso do peito do bebê, no ponto em que cruza com a linha imaginária entre os mamilos e inicie um ciclo de 30 compressões e 2 respirações. Após 2 minutos, se insucesso, ligue para 192 e peça ajuda./span>
Realizar uma inclinação de maneira que a cabeça fique em nível inferior aos membros. Realizar 5 golpes com a região hipotênar entre as escápulas, virar o bebê e realizar 5 compressões torácicas na região intermamilar. Repetir o procedimento até perda de consciência ou expelir o corpo estranho./span>
Nos lactentes: Uma combinação de palmada nas costas (face da criança voltada para baixo) e compressões torácicas (face voltada para cima), sempre apoiando a vítima no seu antebraço; mantenha o com a cabeça mais baixa que o tronco, próximo a seu corpo./span>
Primeiros Socorros para Bebê Inconsciente
A) Suspender a criança para o alto repetidamente. B) Abrir a boca da criança e incliná-la para baixo. C) Recomenda-se intercalar golpes nas costas de intensidade moderada e compressões no esterno, com a criança no colo, de costas, inclinada para baixo./span>
Bebê engasgado: saiba quando fazer a Manobra de Heimlich
Como fazer a manobra corretamente
Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto. Peça para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo./span>
Caso a pessoa engasgada apresente uma obstrução leve, em que é capaz de responder se está engasgada (falar), tossir e respirar, não se deve aplicar a manobra.
O que fazer em caso de engasgo
O que NÃO fazer ao ver seu filho engasgar
Resposta. Pois você ira fazer força contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio./span>
Para desengasgar uma pessoa adulta consciente, segure-a por trás, passando seus braços em torno da cintura da vítima, de maneira que suas mão se encontrem na altura do umbigo dela. Feche uma das mãos e apoie-a logo acima do umbigo da vítima bem firme.
Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.
Dicas simples para tratar o refluxo