Majao Cruceño
Tradições que se mantiveram ao longo da Bolívia
As danças "La Morenada", "Los Caporales", "La Llamerada", "La Kullawada" e "Saya Afroboliviana" foram defendidas pela lei, pois, segundo a Câmara dos Deputados, estavam "desprotegidas" pelo Estado, "à mercê de processos de globalização e expostas à apropriação por parte de outros países".
Cueca
Guia de Comidas do Paraguai
A tradição boliviana conjuga influências na música e dança pré-inca, espanhola, amazônica e inclusive a africana. As diferentes zonas de paisagens produzem distintos tipos de músicas, o frio dos Andes contrasta com o colorido que provocam as terras temperadas de Tarija.
América do Sul
Por medo da pobreza e do desemprego, bolivianos migram para o Brasil e outros países. La Paz (Bolívia) - A busca por oportunidades de emprego e a fuga da pobreza empurram os bolivianos para fora de seu país. ... Moram mal, têm dificuldades com a língua portuguesa e não conseguem se comunicar com os parentes no Brasil.
Perfil do imigrante A maior parte dos bolivianos que vem ao Brasil provêm de grandes cidades bolivianas, como Potosí, La Paz, El Alto e Cochabamba, embora também existam alguns que venham de [[Oruro]] e Santa Cruz de La Sierra.
d) configura um processo de migração sazonal. A entrada de pessoas no país é chamada de imigração, enquanto a saída de pessoas é chamada de emigração. Portanto, sob o ponto de vista do Brasil, a entrada dos bolivianos coloca-os na condição de imigrantes.
A migração pendular, ou diária, é o deslocamento diário de pessoas que saem das cidades onde moram e dirigem-se à outra cidade, estado ou país para trabalhar ou estudar. Na realidade, a migração pendular não é um processo migratório em si, já que as pessoas não mudam seu local de moradia.
Entende-se por migrante de retorno aquela pessoa que deixou o seu local de origem, residiu algum tempo em outra região e depois regressou ao seu lugar de nascimento. ... Dentro de um quadro mais amplo que aborda os fluxos migratórios, figura a migração de retorno.
Segundo o estudo, o fenômeno de retorno no país ocorre devido “à saturação dos espaços do início da industrialização no centro-sul”, que “reduz a capacidade de geração de emprego e de novas oportunidades ocupacionais, o que coloca o movimento de retorno na pauta das estratégias de reprodução e circulação dos migrantes” ...
Migração consiste no ato da população deslocar-se espacialmente, ou seja, pode se referir à troca de país, estado, região, município ou até de domicílio. ... A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios.
Migração cidade-cidade: é quando ocorre um fluxo de pessoas migrando entre as diferentes cidades em um mesmo território.
Migração sazonal: tipo de migração que se caracteriza por estar ligada às estações do ano. É uma migração temporária, onde o migrante sai de um determinado local, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano. É conhecida também de transumância.
região Sudeste do Brasil
Resposta: Os maiores fluxos de migração são entre estados da Região Sudeste, e entre o Nordeste e o Sudeste brasileiro.
"Desde 2015, os países europeus da OCDE recebem coletivamente mais migrantes permanentes que os Estados Unidos", afirmou em relatório. ... "No entanto, os EUA continuam sendo o principal país de destino dos migrantes, seguidos pela Alemanha."
Região Sudeste
Três ondas migratórias recentes chamam mais atenção no Brasil: a do Haiti, iniciada em 2010; a de Sírios e, mais recentemente, a dos venezuelanos. ... Dos refugiados já reconhecidos, 36% são sírios; 15% congoleses; 9% angolanos; 7% colombianos e 3% venezuelanos.
As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, segundo os mesmos dados, permaneceram praticamente estáveis e a região Sudeste tornou-se a grande “exportadora” de pessoas. Essa configuração representa, além da descentralização industrial brasileira, o retorno da população de outras regiões que havia se instalado no Sudeste.
Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migrante” é o termo freqüentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar.