A sílaba " fo " é a mais forte, logo a palavra telefone é uma paroxítona.
Devem ficar separadas
Com as sílabas complexas: A sílaba canônica é a mais comum na nossa língua, por isso, a denominamos como simples - sua estrutura é composta por uma consoante e uma vogal - CV. As demais estruturas trazem maiores desafios a quem está aprendendo, por isso denominamos, sílabas complexas.
As atividades que estimulam a consciência fonológica
Como ensinar as vogais?
Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo....
Pronunciar a vogal “U” junto com as crianças. Faça isso mais de uma vez. É muito importante que as crianças assimilem o som e o associem com a grafia da letra. Falem a vogal “U” todos juntos e depois falem um de cada vez.
É um ótimo método que agrega as principais necessidades do processo de aprendizagem. Ajuda a compreender e reproduzir as palavras de forma correta, além de ajudar na memorização. Colocar cartazes em volta da sala de aula com as figuras e escrever nelas suas vogais iniciais é uma ótima ideia.
As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas. ... Esses sons são vogais.
As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático.
De acordo com Teberosky (2005), o ambiente alfabetizador “é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as idéias que eles contêm, é chamada alfabetizadora”.
O ambiente alfabetizador não se resume a um lugar cheio de letras, textos e números. Deve ser, também, um espaço onde ler e escrever sejam práticas diárias. O professor precisa ser um mediador desse conteúdo para que seja transformado em conhecimento, e construir pontes entre as crianças e a leitura e a escrita.