Resposta: O gênero é tirinha e a tipologia é narrativa.
O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. ... Por exemplo, podemos nos deparar com contos em que o tipo textual predominante é o narrativo, mas que também possui o tipo descritivo. As tipologias mais usadas são: narração, descrição, dissertação (ou exposição), argumentação, informação e injunção.
Tirinha é um gênero textual, de cunho humorístico, as vezes político, feita de pequenas falas que muitas vezes, tem um tom ambíguo. E é representada por desenhos, que ilustram a obra, muitas vezes, constituído por quadro quadrinhos sequenciais, ela é um subgrupo da história em quadrinhos o HQ, por ser mais curtas.
A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano. O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero e ataque violento.
Tirinhas são textos mistos (palavras + imagens) ou simplesmente textos não verbais (só imagens) com a função de fazer humor, criticar ou ironizar.
O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.
"Caricatura é uma fotografia desenhada e evolui para a charge, que tem duas características especiais: é circunstancial e temporal. Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho.
Bom os dois usam da linguagem e dos exemplos para fazerem críticas e a principal diferença entre eles é que a charge faz uma sátira de pessoas reais para fazer a crítica, já o cartoon não utiliza pessoas conhecidas apenas fazem desenhos inventados pelo autor.
A charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo e no espaço. ... A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade.
A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
Resposta: 2- Jornais , revistas e na internet. 3- A charge sempre apresenta personagens conhecidos do público como ,celebridades, políticos ,etc . Já o cartum apresenta personagens fictícios e retrata situações cotidianas.
Criando a charge. Crie um esboço. Após pensar na mensagem e definir os elementos que deseja utilizar para transmiti-la, crie um leiaute básico para a tirinha. Desse modo, você terá uma ideia melhor de como ela será visualmente e de como ela passará a mensagem.
Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas.
"Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. ... Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.