amor-perfeito - nome masculino
Plural: boas-vidas. Plural: boas-vidas.
Plural: águas-de-colônia. Plural: águas-de-colónia. Grafia no Brasil: água-de-colônia.
No geral, as locuções não possuem hífen, mas algumas exceções continuam por já estarem consagradas pelo uso: cor-de-rosa, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, água-de-colônia, queima-roupa, deus-dará.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Como a palavra "regra" inicia com "r", o correto é contrarregra, sem hífen e com a consoante "r" dobrada.
É um sinal gráfico usado normalmente em português para unir elementos de palavras compostas ou derivadas por acréscimo de prefixos ou sufixos aos radicais (guarda-chuva, couve-flor, etc). O hífen também é utilizado para ligar verbos aos pronomes e para separar sílabas de palavras (ca-sa-men-to, por exemplo).
Quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen. Um exemplo dessa regra é a palavra anti-inflamatório. Perceba que o prefixo “anti” termina com a mesmo vogal que a palavra “inflamatório” começa, ou seja, a vogal I.