A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.
O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.
Quem pode fazer? Qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que tenha concluído o Ensino Fundamental pode se inscrever para realizar o EJA. Então basta procurar uma unidade de educação com essa modalidade e ver como se matricular.
Se você não conseguiu ou não teve condições de entrar em um curso superior logo depois de concluir o Ensino Médio, saiba que é possível voltar a estudar e, em muitos casos, nem é necessário fazer o vestibular. Só com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível entrar em vários cursos.
A obrigação do Estado já foi feita quando ele forneceu o ensino médio ao seu filho. O diteito do aluno é ter acesso ao ensino médio de modo a concluir mais uma das etapas de ensino e galgar outras superiores, e não escolher quantas vezes quer fazê-lo.