VET = (TMB x FA) + 300 kcal (2ª e 3º trimestres) Onde: TMB (10 – 18 anos) = 12,2 x Peso (kg) + 746 TMB (18 – 30 anos) = 14,7 x Peso (kg) + 496 TMB (30 – 60 anos) = 8,7 x Peso (kg) + 829 FA = 1,56 se atividade leve (Trabalho em escritório, professoras).
Para classificação do GPG, utilizamos como referência o IMC pré-gestacional, segundo os critérios do IOM, que recomenda ganho 12,5 a 18kg para mulheres com baixo peso, 11,5 a 16kg em mulheres com IMC normal, 7 a 11,5kg nas mulheres com sobrepeso, e 5 a 9kg nas obesas.
Neste espetro global, nas mulheres estes valores devem balizar-se entre as 1500 e as 1800 calorias, enquanto nos homens se enquadram entre as 2000 e as 2500 calorias. Estes valores têm como referência pessoas entre os 19 e os 51 anos.
Outro ponto importante é ingerir muitas fibras, o que prolonga a sensação de saciedade e ajuda o bom funcionamento do intestino. Para essas gestantes, a dieta deve ficar entre 1.
Assim, deve-se optar por arroz integral, leite e derivados desnatados e frutas de sobremesa nas refeições principais e nos lanches. Carnes vermelhas podem fazer parte do cardápio de 2 a 3 vezes por semana, mas ainda é preciso evitar frituras e preparações muito gordurosas, além de bacon, linguiça, salame e salsicha.
Manter uma dieta equilibrada na gestação, com boa ingestão de fibras, antioxidantes e alimentos de baixo índice glicêmico nutre o bebê e favorece o ganho de peso adequado para o período gestacional, além de evitar sintomas muito frequentes nas gestantes como a azia e a prisão de ventre.
Toda mulher grávida deve adotar uma alimentação rica em proteínas e fibras junto com exercícios físicos, não apenas para emagrecer na gestação, mas para garantir um período saudável. Essa dica também é válida para as mulheres que precisam apenas manter o controle do peso durante essa fase.
Caso não haja desconforto, é possível usar salto de até 3 centímetros. Mais do que isso, aumenta a possibilidade de quedas devido à mudança de eixo no equilíbrio do corpo. “No final da gestação, é recomendada a utilização de sapatos baixos, principalmente devido às dores nas costas.