A dica mais importante para estudar matemática para concurso público é criar o hábito de resolver exercícios. Comece pelos tópicos mais básicos, mas tenha sempre como guia o conteúdo publicado no edital ou um material para concurso. Evite usar calculadora durante os estudos, pois você não poderá usar na hora da prova.
Antes de estudar para um processo seletivo
4 dicas para se preparar para um teste de lógica no processo seletivo
Como estudar Raciocínio Lógico para concursos? 7 Dicas
Os principais tópicos são: proposição lógica, proposições simples e compostas, operadores lógicos, tabela-verdade, classificação das proposições compostas (tautologia, contradição e contingência), equivalências e negações; quantificadores lógicos, diagramas lógicos e argumentos.
Quando você estuda raciocínio lógico, na verdade está estudando a possibilidade de um pensamento ou um discurso ser correto ou incorreto. Para facilitar essa análise, existe um método famoso (cobrado em concursos), que substitui expressões verbais por símbolos. É como se você estivesse fazendo contas com a linguagem.
Além de ser essencial para a carreira profissional de nossas crianças, o raciocínio lógico ajuda em todas as áreas de nossas vidas, seja para identificar uma propaganda enganosa ou notícias e informações tendenciosas.
A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.
Os argumentos são essenciais, em primeiro lugar, porque são uma forma de tentar descobrir quais os melhores pontos de vista. Nem todos os pontos de vista são iguais. Algumas conclusões podem ser apoiadas com boas razões; outras com razões menos boas.
A lógica consiste na ciência do raciocínio. Seu principal objeto de estudo é o pensamento, além das regras e leis que fazem o controle do mesmo. Os demais elementos que constituem o pensamento são: conceito, raciocínio e juízo. As propriedades da lógica dizem respeito ao tempo e sua respectiva compreensão.