Recepção - Acontece após o saque, a técnica usada para fazer a recepção é a MANCHETE e o objetivo do jogador que faz a recepção é colocar a bola na mão do levantador. Levantamento - Acontece após a recepção, a técnica utilizada é o TOQUE e tem como objetivo preparar a bola para um ataque.
É uma ação de defesa em que, dentro de um dispositivo próprio, o jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o levantador.
Para realizar uma recepção, o jogador utiliza manchete ou toque. Os jogadores tendem a escolher a técnica de recepção de acordo com o tipo de saque ou ataque utilizado pelo adversário.
Seus joelhos devem estar semiflexionados, prontos para impulsionar suas pernas para o salto. Você deve juntar as mãos no último momento, um pouco antes de a bola chegar até você; antes de se aproximar da bola, deixe as mãos alguns centímetros separadas e junte-as assim que a bola estiver bem perto.
A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, dando-lhe conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornecendo-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
A manchete é uma forma de tocar a bola com o antebraço. Para realizar essa ação, o jogador acerta a bola de baixo para cima, com os braços estendidos, as mãos unidas e as pernas flexionadas. É uma técnica utilizada para a realização de uma recepção, de um levantamento e também para defender bolas baixas.
Erros mais comuns na manchete
Um erro comum é encolher os braços (eles devem estar esticados sempre para realizar uma boa manchete). Este erro faz com que a bola vã para trás ou no seu rosto.
O que não pode se fazer em um jogo de vôlei? – Um jogador não pode bloquear um saque; – O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas). Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
Caso a equipe que recebeu o saque vença a disputa do ponto, essa equipe realiza o rodízio na quadra, caso contrário, ou seja, se a equipe que sacou vencer a disputa do ponto, o jogador que fez o saque realiza outro saque.
Regras de saque no voleibol. No vôlei, a bola é colocada em jogo com um saque executado pelo jogador de trás à direita (posição 1 do rodízio), posicionado na zona de saque.
Os outros ocupam a zona de defesa ( atrás da linha dos 3 metros, que separa atacantes e defensores): 5 (a esquerda ), 6 (meio ) e a direita o número 6 ( o que executa o saque ). A resposta é a posição 6.
Se posicione atrás da linha do fundo da quadra, ao fazer o saque não é permito pisar na linha. Oriente seus ombros na direção da rede, flexione um pouco os joelhos e avance o pé esquerdo se for destro e o direito se for canhoto. Segure a bola com a mão oposta à mão boa e segure ela a frente entre o quadril e a cabeça.
A posição nº 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque. A posição nº 2 chama-se saída de rede. A posição nº 3 chama-se meio de rede. A posição nº 4 chama-se entrada de rede.
Saque por baixo no voleibol
No saque por baixo, por exemplo, não há lançamento da bola, mas o braço deve estar levemente inclinado para aumentar a força. Por outro lado, no saque flutuante, a bola ganha mais altura, por ser lançada para o alto.