Os processos de confor- mação plástica dos metais permitem a obtenção de peças em estado sólido, com características controladas, através da aplicação de esforços mecânicos em corpos metálicos iniciais que mantêm o seu volume constante.
Qual a diferença entre um produto final e um produto intermediário? Produto final é aquele que sai do processo de laminação e não é necessário nenhum outro tipo de processo de conformação mecânica. Já o produto intermediário é aquele ainda passará por outro processo de conformação, como por exemplo, extrusão.
Laminação a frio Para remover a camada de óxido que se forma sobre a superfície do aço laminado e recozido, como decorrência do aquecimento realizado no recozimento, geralmente o material é mergulhado em tanques contendo soluções ácidas que dissolvem essa camada de óxido.
O principal objetivo dos laminados a frio e a quente é potencializar as propriedades mecânicas, tais como resistência à tração, limite elástico e alongamento do material. O laminado é classificado de acordo com a temperatura do material laminado, podendo ser quente ou frio.
A laminação a frio é artesanal e pode não ter um bom resultado se não for feita com capricho. Se você deseja entender como ela é feita, basta imaginar a aplicação de um adesivo sobre um superfície. O ideal é pressioná-lo e alisá-lo com um régua, depois de descolar cerca de 2 cm e colocá-lo sobre o impresso.
OBSERVAÇÃO: Para cada redução dada existe um valor ótimo do ângulo de abordagem ( ), que é aquele que minimiza a carga e conseqüentemente o trabalho total de trefilação, Wt. Quanto maior é , menor será a área de contato, e conseqüente menor atrito (Wa).