Ao traçar a linhagem imperial até a era dos deuses, esses livros ensinam como os kami Izanagi e Izanami formaram as ilhas japonesas e os deuses principais Amaterasu Omikami (deusa do sol), Tsukuyomi no Mikoto (deus da lua), e Susano no Mikoto (deus das tempestades).
A história parte da lenda dos Tao Tei, monstros que atacam a China a cada 60 anos como punição para a ganância humana. A muralha, segundo a lenda, teria sido construída para esse fim: impedir a entrada dos seres famintos.
Hoen-Tsin. Panku também é conhecido como Hoen-Tsin, personagem da mitologia chinesa que representa o caos primordial donde surgiu o céu e a terra. De acordo com a mitologia chinesa, Hoen-Tsin cresceu 30 quilômetros por dia durante 11.
Deuses têm moral impecável e prezam a disciplina. Muitos dos mitos envolvem a fundação da cultura e do Estado chinês. Diferentemente dos deuses gregos, os chineses têm uma moral impecável e vivem histórias de vida “classificação livre”. Eles prezam pela engenhosidade e pela disciplina acima da coragem.
Mas além da mitologia grega, tão rica e interessante é também a mitologia brasileira dos povos tupi-guarani. Por meio de um conjunto de narrativas sobre deuses e espíritos da floresta os povos indígenas explicavam e transmitiam às suas gerações o que viam. ... A mitologia tupi-guarani é uma das mais difundidas no Brasil.
Na China, o dragão, ou lung, é depositário de todas as qualidades que almejamos: sabedoria, coragem, nobreza, força, beleza… Esse animal mítico é considerado um ancestral comum, uma entidade do próprio caráter do povo chinês. Um símbolo de boa fortuna onipresente, com totens espalhados por todo o país.
Sendo assim, destacaremos abaixo algumas das mitologias mais conhecidas: Mitologia Grega. Mitologia Egípcia. Mitologia Nórdica.
Dentre os autores brasileiros que mais retrataram o folclore em suas obras estão: Ariano Suassuna, Cecília Meireles e Mário de Andrade.
Mito é uma representação, como já foi dito. É uma passagem com uma moral, com ensinamento sobre determinado assunto. Existe também a perspectiva cultural do mito. As religiões, os Deuses, se tornam mitologia pra quem não faz parte da tradição.
O mito provém do discurso, porém tem a particularidade de carregar duas dimensões lingüísticas: a da língua e da palavra. ... A língua pertence ao domínio de um tempo reversível, refere-se a acontecimentos temporalmente localizáveis, normalmente no passado e segue uma lógica diacrônica .
O mito tem funções determinadas nas sociedades antigas e primitivas. Inicialmente, ele serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando-lhe segurança. O que acontece no mundo natural passa a depender, através de suas ações mágicas, dos atos humanos.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
Prometeu e Epimeteu representam pólos extremos e simétricos da relação entre o pensar e o agir. Os nomes falam por si. Prometeu em grego significa "pré-pensador": ele é o que pensa antes de agir. Epimeteu, por sua vez, é o "pós-pensador": ele é o que age antes de pensar.
Pandora (em grego clássico: Πανδώρα, "a que tudo dá", "a que possui tudo", "a que tudo tira"), na mitologia grega, foi a primeira mulher, criada por Hefesto e Atena a pedido de Zeus com o fim de agradar aos homens.
A missão da PANDORA, hoje e sempre, é oferecer a todas as mulheres do mundo um universo maravilhoso de jóias, cujas peças são produzidas à mão, usando materiais de alta qualidade a um preço acessível.