A utilização do ibidem é necessária quando há mais de uma citação de uma única obra na mesma página do texto. Por exemplo, se determinada página do seu TCC faz mais de uma referência a uma única obra, é necessário utilizar o termo ibidem nas citações posteriores a primeira citação da obra.
Há ainda quem defenda, de forma mais estrita e apegada ao étimo latino, que ibidem identifica não apenas a mesma obra mas também a mesma página, e, assim, mudando a página, o termo ibidem já não poderá ser usado, preferindo-se op. cit. (opus citatum ou opere citato, «obra citada» ou «da obra citada»).
O Idem (ou id) é usado para substituir o nome do autor quando se trata de citação de diferentes obras, mas escritas pela mesma pessoa. Já o Ibidem (ou Ibid) é empregado para substituir as informações bibliográficas da citação anterior, pois se trata da mesma obra e o único elemento que varia é a página.
* Apud (citado por, conforme, segundo): Citação de um autor que não se faz por meio da fonte original, mas por terceiros. Deve-se evitar quando possível este tipo de citação, principalmente quando a obra citada é facilmente encontrável. Ex.: Atanasiu, et al. (1951 apud REIS; NÓBREGA, 1956, p.
1 autor – (SOBRENOME, Nome, ano); 2 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); 3 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); 4 ou mais autores – (SOBRENOME, Nome, et al., ano).
A ABNT tem instruções bastante simples quanto ao uso de Banco de Dados. Se você precisar citar apenas um artigo que encontrou em um banco de dados, pode usar as instruções formais do estilo desejado para citar um artigo. Informe o título do banco de dados e a URL ou a data no final.
Modelo de Referência Título do post. [Loucação de]: Nome do locutor. Local: Produtora, dia mês ano. Podcast.