Sucessão ecológica pode ser definida como um processo gradual e progressivo de mudanças na comunidade de um ecossistema até que se estabeleça uma comunidade clímax.
A sucessão ecológica é o processo gradual de mudanças da estrutura e composição de uma comunidade. Representa um processo ordenado de mudanças no ecossistema, incluindo alterações no ambiente físico pela comunidade biológica, até alcançar o fase de clímax. ... Nessa fase ocorrem mudanças significativas na comunidade.
- Sucessão Primária: ocorre em ambientes que nunca antes foram ocupados por uma comunidade. ... - Sucessão Secundária: ocorre em ambientes em que já existiu uma comunidade anteriormente.
Estes são os liquens (associação de cianobactérias com fungos), que conseguem sobreviver apenas com água, luz e pouca quantidade de sais minerais. Isso caracteriza a formação de uma comunidade pioneira ou ecese. Os liquens por serem os primeiros seres a se instalarem são chamado de "organismos pioneiros".
Os líquens são agregados de algas fotossintetizantes que se associam com alguns fungos, elas são os primeiros seres a surgirem na sucessão ecológica, em seguida vem as briófitas, que são bem simples também.
(UFC) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Essa caracterização refere-se a: a) micorrizas.
Alguns fatores são importantes para a dinâmica da sucessão. As condições ambientais locais e as interações entre as espécies são fatores que contribuem para as mudanças ecológicas....A sucessão ecológica passa por três fases:
De maneira geral, as mudanças causadas pela sucessão ecológica são retroalimentadas pela complexidade do ecossistema. Ou seja, os seres vivos ao interagirem com um local, o ambiente se modificada e possibilita que outros grupos colonizem a mesma região.
A Sucessão ecológica altera o ambiente permitindo a inserção de novas espécies no habitat favorecendo a biodiversidade e a auto suficiência do ecossistema em questão. Esse conjunto de processos ocorre até uma instância máxima chamada de Clímax que será explicada posteriormente.
A sucessão ecológica é o processo gradual de mudanças da estrutura e composição de uma comunidade. Representa um processo ordenado de mudanças no ecossistema, incluindo alterações no ambiente físico pela comunidade biológica, até alcançar o fase de clímax.