Zoologia é o estudo da vida animal. ... Em contraste, a zoologia aplicada está interessados em informação que irão beneficiar diretamente os seres humanos, a medicina é um exemplo.
Fornecer aos alunos noções sobre diversidade, processos evolutivos e adaptações dos animais ao meio ambiente, enfatizando a biologia dos grupos de interesse zootécnico. Filo Annelida Filo Arthropoda: Insetos, Crustáceos, Aracnídeos. Filo Chordata: Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos.
2) Qual a característica fundamental que diferencia os filos citados acimas dos outros seres até então estudados? Resposta: São pluricelulares. ... Resposta: Esses animais possui o corpo coberto de poros vem dai no nome do filo, porífero, que quer dizer portador de poros.
As células exteriores do corpo (pinacoderme) das esponjas são conhecidas como pinacocistos e as interiores (coanoderme) são os coanócitos, células flageladas, que é umas das características corporais exclusivas dos poríferos, além da habilidade das células mudarem de função facilmente (células totipotentes).
As principais células dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos são responsáveis por captar os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero.
As células exclusivas de cnidários (ou celenterados) são os cnidócitos (ou nematocistos).
Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis. Vivem em diferentes profundidades e sobrevivem em ambientes não poluídos, o que os torna ótimos bioindicadores da qualidade da água.
Explique o processo de nutrição de um porífero. Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. ... O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos. Assim, distribuem os nutrientes por todo o porífero.
Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.