Em termos económicos, a globalização caractiza-se, essencialmente, pela total liberalização de circulação de pessoas, capitais e bens. SEgundo os últimos estudos, a liberalização comercial tem o potencial para estimular o crescimento económico nos países em vias de desenvolvimento e reduzir a pobreza interna.
Como alavanca para o desenvolvimento de vários países, a globalização acabou por viabilizar uma maior variedade, concorrência e competitividade para o mercado internacional, tendo em vista que os países precisaram investir em máquinas, equipamentos, mão-de-obra e tantos outros fatores para tornarem-se competitivos para ...
Além disso, a globalização foi fator determinante para a mudança nas relações comerciais e financeiras, criaram-se blocos econômicos, outras maneiras de se relacionarem economicamente, além de descentralizar o poder que um pais havia sobre o outro. As principais empresas beneficiadas dentro disso são as transnacionais.
A globalização impôs ao mundo e, especialmente, aos países de menor envergadura econômica, a adoção de certas medidas que acabaram resultando na erosão da soberania e no comprometimento da democracia, na medida em que decisões antes atinentes ao âmbito do Estado-nação passaram a ser tomadas em nível transnacional e ...
Resposta. Explicação: om a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.