São exemplos de instrumentos que produzem ondas sonoras agudas o apito, o clarinete, a flauta, o trompete e o violino.
Os sons mais baixos que se podem ouvir atingem 20 vibrações por segundo. Os sons mais altos ou agudos chegam às 20.
Um som curto é aquele que dura alguns segundos e alguns minutos, mas nunca mais do que isso. Enquanto que, sons longos são aqueles com mais tempo e mais notas semelhantes....Exemplos de sons curtos são:
Vozes de animais
Os pesquisadores concluíram que o canto dos galos têm diversas funções e, como já foi dito, eles reagem a estímulos externos. Os barulhos altos e mudanças nos níveis de luzes, tudo isso é tido pelo galo como uma ameaça e ele não deixa por menos: canta para mostrar quem é que manda.
“A primeira atividade diária dos galos é a de cantar. Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.
Quando uma pessoa fica contando vantagem, falando alto ou se gabando, como se mandasse naquele lugar, dizemos que ela está cantando de galo. Em muitos casos, a pessoa que fica cantando de galo o faz sem ter autoridade para isso. João tava cantando de galo, até o chefe chegar e pôr ele no lugar.
Apesar de parecer muito cedo para os humanos, o horário que os galos cantam, antes mesmo das fêmeas deixarem os ninhos em busca de alimento, entre 03h e 05h, é o horário normal de despertar para esses animais, já que são aves que possuem hábitos diurnos, que dormem e acordam cedo.
Após botar o ovo, sua primeira providência é abrir o bico e anunciar o seu produto. E com que intensidade este ato é feito! ... Porém, ao contrário das galinhas, muitos empresários relutam em colocar a boca no trombone para anunciar seus produtos e serviços.
No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…
Após 21 dias de vida, “eles” passam a ser chamados de frangos e “elas” de frangas. Galo e galinha, só quando adultos.
Geralmente, o início da postura se dá entre a 18º e 19º semanas de vida, e o pico de produção ocorre após a 27º semana de vida das aves. Conforme a linhagem teríamos entre 80-90% de postura. Ou seja, de cada 100 aves, teríamos 70 a 94 ovos.
Atualmente, as aves alcançam um peso médio de 2,600 kg em apenas 42 dias de vida, consumindo 4,600 kg de alimento. O crescimento da ave é tão rápido que um pintinho de 1 dia, com 50 gramas, aos 40 dias pesará aproximadamente 2,5 kg, ou seja, seu peso aumentará 50 vezes.
As cores do corpo do galo são brilhantes e vibrantes, comparadas com as galinhas, que tendem a ter uma plumagem de tom apagado, pálido. Eles também se diferenciam pelo tamanho e forma das penas do pescoço. O galo tem penas finas e pontudas, enquanto as das galinhas são maiores e arredondadas.
O rápido crescimento dos frangos deve-se, basicamente, ao melhoramento genético das aves combinado com sistemas de nutrição animal, baseados na utilização de rações enriquecidas e balanceadas. Sua conversão alimentar é surpreendente.
As lâmpadas se acendem e despertam os pintainhos para o consumo de ração e água. Duas ou três horas depois, um sistema automático desliga as luzes elétricas e as aves se acalmam e dormem, como ao cair da noite.
A fêmea torna-se adulta quando começa a botar ovos, ao atingir 24 semanas (seis meses), no caso da galinha caipira, e 18 semanas (quase cinco meses), para a de granja. No caso do macho, isso ocorre quase na mesma época, quando sua crista está bem desenvolvida.
Receita para cada fase de desenvolvimento da ave:
Se o destino da galinha for o abate, opte pela ração de engorda. Pode-se acrescentar milho à alimentação, na proporção de uma parte de milho para duas partes de ração. Há quem prefira criar galinhas caipiras soltas no pasto, fornecendo apenas uma refeição de milho ao dia.
Misturar 40 kg de Concentrado Aves Crescimento com 60 kg de fubá de milho. Deixar essa mistura a disposição (à vontade) das aves do 22o aos 35o dias de idade. Restrições de uso: não administrar a galinhas poedeiras e frangos acima de 16 semanas de idade, não permitir o acesso a perus adultos e eqüinos.
INDICAÇÃO DO PRODUTO: Concentrado Sansão Aves é um alimento concentrado, com 34% de proteína bruta, que deve ser misturado com milho para ser fornecido aos frangos de corte. Contém em sua composição níveis balanceados de macro e microminerais, aminoácidos e vitaminas, que potencializam o ganho de peso dos animais.