EQST

Qual A Principal Funço Do Pili No Processo Infeccioso Bacteriano?

Qual é a principal função do Pili no processo infeccioso bacteriano?

Os pili são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas. Têm funções de ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogénese. Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos.

Quais as funções dos flagelos bacterianos?

O flagelo pode ser considerado como sendo um nano-motor da célula bacteriana, o que dá mobilidade a célula bacteriana, além disto também é um sensor mecânico que detecta alterações no ambiente.

O que é o Glicocálice bacteriano?

O glicocálix (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório), é um revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.

Qual é a importância das microvilosidades no epitélio intestinal?

As pregas, as vilosidades e as microvilosidades são essenciais para a eficiência do processo de digestão por aumentar a superfície de revestimento do intestino. As três juntas podem conseguir um aumento de até 600 vezes na superfície do órgão.

Qual é a importância da borda estriada no epitélio intestinal?

A alta capacidade de absorção do epitélio intestinal se deve ao fato de suas células possuírem, na membrana a borda livre (isto é, a borda voltada para a cavidade intestinal), muitas projeções finas e alongadas, que lembrem dedos de uma luva, chamadas microvilosidades.

Por que o intestino delgado apresenta borda estriada?

Resposta. Essas bordas estriadas são as vilosidades e microvilos, que tem a função de aumentar a área de absorção de nutrientes.

Quais as semelhanças e diferenças entre Centríolos e corpúsculos basais?

Assim, a estrutura do corpúsculo basal é exatamente igual à do centríolo. As semelhanças anatômicas entre centríolos, por um lado, e cílios e flageles, por outro, deixam claro que sua origem é a mesma, embora desempenhem papéis diferentes. De qualquer maneira, todos eles estão ligados ao movimento.

Qual a diferença entre microvilosidades e Microvilos?

As pregas são dobras na mucosa e submucosa desse órgão; as vilosidades são projeções do tecido epitelial presente na mucosa; as microvilosidades, por sua vez, são projeções da membrana plasmática localizadas em cada célula absortiva.