Investigação completa Entre 18 meses e 2 anos, espera-se que a criança fale por volta de 50 palavras. Até os 3 anos, o vocabulário aumenta, e ela consegue produzir entre 200 e 400 palavras. A fala do pequeno ainda está um pouco distante da do adulto, porém, quem convive com ele consegue compreendê-lo melhor.
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses. Ao redor de 2 anos, o vocabulário tem entre 50 a 100 palavras, e, a partir de então, aumenta em uma velocidade tão rápida que até perdemos a conta.
O momento em que o bebê diz a sua primeira palavra é muito marcante para os pais. Esse instante mágico costuma ocorrer por volta dos 12 meses, mas aprender a falar é um processo longo que se inicia muito antes. O bebê aprende a falar ouvindo as vozes e sons ao seu redor.
As primeiras fezes do bebê são chamadas de mecónios. Possuem cores escuras e vão adquirindo uma cor amarelada após 2 a 3 dias. Fezes líquidas ou com grânulos são comuns. Existem bebês que evacuam 10 vezes por dia, outros somente 2 a 3 vezes.
Para a alegria dos pais, as primeiras palavras dos bebês são normalmente "mama "e "papa". ... Além do fato de a mamãe e o papai estarem por perto, estudos mostram que essas são as primeiras palavras que os bebês pronunciam por causa dos sons repetidos nelas.
O desenvolvimento da linguagem do bebê ocorre quando ele ainda está dentro da barriga da mãe. Quando nasce, ele se comunica, inicialmente, pelo choro e, depois, vai evoluindo, por meio dos gestos, do balbuciar, da experimentação com frases até, finalmente, falar de maneira clara.
Um bebê de apenas dois meses surpreendeu os pais e chocou a internet após precocemente "falar" sua primeira palavra. O pequeno Kerry Clark é morador da cidade do Texas, nos Estados Unidos.
Na maioria dos casos o umbigo “cai” entre uma e três semanas de vida. Mas não é incomum que caia por volta de um mês de idade. Já tive pacientes com queda por volta dos dois meses. Os pais devem ficar tranquilos e seguir a orientação do pediatra.
5 brincadeiras para estimular o bebê a andar sozinho
Desde os três meses, mais ou menos, já é possível brincar para ajudar no sentido de equilíbrio do bebê. Por exemplo, colocar o bebê sentado no colo ou deitado de costas sobre os joelhos e balançá-lo de um lado para o outro sempre segurando o bebê com firmeza para que ele se sinta seguro.