Assim, uma estratégia didática pode ser definida como um conjunto de ações planejadas e conduzidas pelo professor a fim de promover o envolvimento e comprometimento dos alunos com um conjunto maior de atividades.
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.
Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. ... A Metodologia do Plano de aula, também chamada de Estratégia, a nível de praticidade, deve conter três momentos básicos: 1.
As Didáticas Inovadoras são compostas por três teorias, sendo elas: a visão sistêmica, a abordagem progressista e o ensino com pesquisa. ... Considera o aluno e o professor como pesquisadores e produtores dos seus próprios conhecimentos.
Novas metodologias de ensino são combinações entre conceitos, técnicas e ferramentas inovadoras utilizadas para a construção do saber.
Vejamos como entender estes eixos fundamentais.
O Modelo Kirkpatrick consiste em quatro níveis de avaliação. São eles: reação, aprendizagem, comportamento e resultados.
Nesse contexto, inovação pedagógica é considerada como desenvolvimento de propostas pedagógicas que são demarcadas pela novidade em sua constituição e execução; tem relações com a construção de uma gestão inovadora na educação e com um compromisso da sociedade e das instituições educativas em desenvolver naturalmente ...
Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.
Quais os instrumentos de avaliação formativa?
Conheça os 4 tipos de avaliação escolar
Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. ... Cada vez mais as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem.
Avaliação diagnóstica Por isso, é mais recomendado para o começo do processo. Entre as opções de avaliação estão: entrevistas com alunos, exercícios ou simulações, observações dos estudantes, consulta ao histórico escolar e questionários ou perguntas.
Uma prova ou teste é um "produto" que mede um comportamento em particular ou um conjunto de objetivos. Por outro lado, uma avaliação é um procedimento, não um "produto". A avaliação pode ser utilizada antes ou depois que a instrução foi dada. ... Os resultados da prova não precisam ser interpretados, como os da avaliação.
1 – Segundo a BNCC, a avaliação deve ser de caráter formativo. Ou seja, a avaliação deve apresentar a finalidade de realizar a orientação do aluno em relação a seu trabalho escolar. A partir da identificação de suas dificuldades e da orientação em relação aos processos de ensino.
Avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC
Sugestões de avaliação em História Autorizam os alunos a fazerem anotações em um papel de tamanho delimitado, por exemplo, 10 cm x 10 cm. Neste espaço reduzido, o aluno pode escrever o que quiser e couber. Essa ficha é consultada durante a prova devendo ser entregue ao professor ao final da avaliação em história.
A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.