Monteiro Lobato criou um universo para a criança enriquecida pelo folclore, buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, na linguagem, comportamentos e na relação com a natureza. ...
O grande escritor Monteiro Lobato revolucionou a Literatura Infantil trazendo novos cenários e personagens para o público infantil, com isso Lobato introduziu as crianças no mundo da literatura de uma forma simples e ao mesmo tempo lúdica, inserindo as mesmas, desde cedo, no mundo da linguagem e da nossa cultura.
66 anos (1882–1948)
Explicação: Ou seja,ele voltou ao Brasil em 1931,certo de que seu Pais teria petroleo em seu subsolo,ele foi ridicularidado(zombar da pessoa,expor ela)por isso.
Zé Brasil é um personagem criado pelo escritor Monteiro Lobato em 1947. Politizado, ele faz críticas contundentes ao governo e defende a reforma agrária no Brasil.
Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês, sua obra prima como escritor.
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.
Taubaté, São Paulo, Brasil
No Brasil, a literatura infantil pode ser marcada com o livro de Andersen "O Patinho Feio", no século XX. Após surgiu Monteiro Lobato, com seu primeiro livro "Narizinho Arrebitado" e, mais adiante, muitos outros que até hoje cativam milhares de crianças, despertando o gosto e o prazer de ler (Cademartori, 1994).
1920
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. ... Assim, a produção literária começa quando os portugueses escrevem sobre suas impressões da terra encontrada e dos povos que aqui viviam.