Quando contraído com a preposição a, o pronome demonstrativo aquele deverá ser escrito com acento grave indicativo de crase, tal como as suas formas flexionadas:
Para se referir a algo que já foi dito no texto ou na conversa, deve-se usar “esse", "essa", "isso". Exemplo: "O Copom resolveu reduzir a taxa de juros. Essa decisão já era esperada pelo mercado". O pronome "essa" se refere à decisão citada antes, sobre o Copom.
Se é escrito no dia, semana, mês ou ano em que é publicado, usa-se "este/esta". Caso o texto faça menção a uma situação passada, o uso vai depender muito do contexto de produção.
“Este” deve ser utilizado quando fizer referência ao momento presente ou um passado próximo à pessoa que fala, enquanto “esse” deve ser utilizado quando se tratar de um passado, futuro próximo ou tempo distante da pessoa que fala. Exemplos: Esse foi o ano em que conheci meus melhores amigos.
O pronome esta retoma o termo mais próximo, ou seja, Maria. Já o aquele se refere ao termo mais distante, Paulo. Esse, essa e isso: para retomar um termo já citado no texto.