O saneamento básico, como a própria denominação já expõe, é a infraestrutura básica para a garantia de qualidade de vida e de desenvolvimento social e econômico da população. ... Esta lei é considerada o Marco Legal do Saneamento no país, pois estabeleceu as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Saneamento básico é um conjunto de serviços de infraestrutura que impactam diretamente na qualidade de vida, saúde e no desenvolvimento da sociedade. São serviços de saneamento a distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.
Consequência da falta de saneamento básico: riscos à saúde da população. As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.
Entre elas, a febre tifoide, a febre paratifoide, as shigeloses, a cólera, a hepatite A, a amebíase, a giardíase, a leptospirose, a poliomelite, a ancilostomíase (amarelão), a ascaridíase (lombriga), a teníase, a cisticercose, a filariose (elefantíase) e a esquistossomose.
Atuais tecnologias para minimizar os problemas de saneamento básico
Hidratação: conheça os sinais de que você bebe pouca água
Quais são as principais consequências da poluição da água? Primeiramente, o desaparecimento da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos. Igualmente, os humanos são prejudicados pela alteração na cadeia alimentar e por contraírem doenças ao beber ou usar água contaminada.
7 perigos ocultos da falta de água
Perante a desidratação, o sistema digestivo pode sofrer e ter problemas no seu funcionamento, manifestando esse 'estresse' através da obstipação ou prisão de ventre. Dana refere: "não ter água suficiente no trato gastrointestinal pode tornar as fezes mais secas e, portanto, mais difíceis de evacuar".