O conceito principal do Kendô é disciplinar a caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada). ... É a arte da tradicional esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais, tendo as suas origens nas diversas técnicas de luta com espada refinadas por centenas de anos de combate e estudo, o Kenjutsu.
Aikido ou aiquidô (em japonês: 合気道, aikidō) é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como um compêndio dos seus estudos marciais e filosóficos.
Kenjutsu, em tradução literal: "Técnica da Espada", é a arte marcial japonesa clássica do combate com espadas. Pode também ser chamada de heihō/hyōhō , entre outras denominações possíveis.
Um outro diferencial entre o kenjutsu e o kendo é que no último é usada, majoritariamente, apenas uma espada. O kenjutsu possui uma variação maior: pode-se usar uma espada, duas, uma espada grande e uma pequena, etc.
Surgindo principalmente no período feudal, o termo samurai significa originalmente “aquele que serve ao senhor”. Inicialmente, os samurais tinham funções relacionadas à monarquia que imperava no Japão.
Os samurais foram guerreiros na época do Japão feudal. Os samurais eram guerreiros japoneses que defendiam os daimio (senhores feudais). Em japonês, a palavra samurai significa “aquele que serve”. Foi entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade.
Eles eram responsáveis por defender as terras dos senhores feudais e proteger o imperador do Japão. Em japonês, a palavra samurai significa aquele que serve. Quando surgiram, os samurais tinham a função de coletar os impostos. ... Por volta do século 10, surgiu o termo samurai, e os guerreiros assumiram tarefas militares.
Essa classe de guerreiros especializada em artes marciais e na luta com espadas desapareceu nas últimas décadas do século 19. Na verdade, o sumiço desses combatentes coincide com o fim do feudalismo e a chegada do capitalismo ao Japão, um processo que começou há apenas 132 anos, com o início da modernização nipônica.
Os conflitos do Japão com a China foram consequência de uma postura imperialista surgida no governo de Tóquio a partir do século XIX. Até a segunda metade do século XIX, o Japão era um país semifeudal e economicamente isolado do mundo. Esse quadro alterou-se com a Restauração Meiji de 1868.