A diversidade cultural é importante porque o nosso país, os locais de trabalho e as escolas são cada vez mais constituídos por vários grupos culturais, raciais e étnicos. ... Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.
a diversidade cultural é muito importante para a construção de uma sociedade pois isso mostra as diferenças entre crenças,praticas,culturas e etc de vários povos,oque pode acabar com preconceito.
No Brasil, concentram-se povos de diversos lugares do mundo, cada qual com sua raça, língua, costumes e é por meio da educação que as crianças devem conhecer e valorizar as culturas presentes em nosso meio. ...
Podemos evidenciar que a presença dos índios no Brasil pode ser atualmente identificada como extremamente reduzida em decorrência do grande processo de massacre que os mesmos passaram, tendo as suas culturas amplamente modificadas com a chegada e imposição de demais culturas colonizadoras.
Para os linguistas a principal ameaça não é o reduzido número de pessoas que falam uma língua, mas a falta de uso, já que os idosos que a conhecem, sem ter com quem praticá-la, começam a esquecer o vocabulário e a gramática.
A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução.
Nos anos 70, o antropólogo Darcy Ribeiro estimou que mais de 80 etnias desapareceram apenas na primeira metade do século 20, resultado do avanço da fronteira agrícola para o interior de São Paulo, Paraná e a região Centro-Oeste, a corrida da borracha na Amazônia e a migração da população para o interior.
Mais da metade da população indígena vive na Região Norte e na Região Centro-Oeste do país, especialmente na amazônia único lugar onde as reservas são todas demarcadas, para evitar a ação de madeireiros, agricultores e grileiros.
região Norte
Os povos indígenas estão presentes tanto na área rural quanto na área urbana. Sendo que, cerca de 61% dos indígenas estão concentrados na área rural. A região que concentra a maior população em números absolutos é a região nordeste com 106.
A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 424 áreas, hectares, representando 23% do território amazônico e 98.
Roraima é o estado