III. O tecido conjuntivo denso não modelado compõe os tendões e os ligamentos. IV. O tecido conjuntivo denso fibroso forma a derme e os envoltórios de cartilagens.
Os dois principais tipos de tecido conjuntivo propriamente dito são o frouxo (ou areolar) e o denso. O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. ... O tecido conjuntivo denso apresenta maior proporção de fibras, menor quantidade de células e menor substância fundamental.
Com base nas células presentes e na estrutura da MEC, podemos distinguir dois tipos de tecido conjuntivo: Tecido conjuntivo propriamente dito, ainda dividido em tecido conjuntivo denso e tecido conjuntivo frouxo (laxo). Tecido conjuntivo especializado: reticular, sangue, osso, cartilagem e tecido adiposo.
O tecido conjuntivo são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz) que conecta e liga as células e órgãos, desta maneira, suporte do corpo.
- O tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. -As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. ... - A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo.
Resposta. A função do tecido muscular é a formação dos músculos, que são responsáveis por todos os nossos movimentos, como os que possibilitam a nossa locomoção ou os movimentos dos órgãos internos, como os batimentos do coração, a pulsação das artérias.
Tecido muscular é um tipo de tecido animal que apresenta como característica mais marcante sua capacidade de contração. Esse tecido é essencial para o funcionamento do nosso corpo, sendo ele o responsável por garantir, por exemplo, os nossos movimentos e o batimento do coração.
Tecido Muscular Liso ou Não-Estriado Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo. Este tecido possui contração involuntária e lenta. As células são uninucleadas, alongadas e com extremidades afiadas.
O músculo liso é formado pela associação de células de formato fusiforme, isto é, mais espessas no centro e delgadas nas extremidades, com o núcleo único e central, sem a presença de estriações no seu citoplasma.
Corpos densos: semelhantes à linha Z do músculo estriado. Contração muscular: as células musculares lisas apresentam feixes de actina, de miosina e de tropomiosina, cruzados entre si. Esta organização é que leva a contração muscular.
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório. No indivíduo adulto, as células musculares lisas mantém a capacidade de se dividir o que permite a regeneração do músculo lesionado.