O aldeído é uma função orgânica constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono) alifáticos (de cadeia aberta sem anéis de benzeno) ou aromáticos (um ou mais anéis benzênicos). São derivados dos hidrocarbonetos, marcados pela presença de um radical do grupo formila (H-C=O) na cadeia carbônica.
A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.
Compartilhe! O etanal, também denominado aldeído acético ou acetaldeído, é um líquido incolor, de odor característico, volátil, tóxico e inflamável. É empregado como solvente e na fabricação de álcool etílico, ácido acético e cloral (tricloroetano).
Propanal é o aldeído saturado com 3 carbonos. Comumente conhecido como Aldeído Propiônico ou Propionaldeído.
Em química orgânica, carbonila ou carbonilo é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra na composição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
Devido à presença do grupo carbonila nos aldeídos e cetonas, as suas moléculas são polares, mas não fazem ligações por ponte de hidrogênio entre si. As moléculas das cetonas são mais polares que as moléculas dos aldeídos. ... As cetonas são mais solúveis em água que os aldeídos devido a sua maior polaridade.