Entre esses descontentes destacavam-se, entre outros, os contratadores João Rodrigues de Macedo e Domingos de Abreu Vieira, os padres José da Silva e Oliveira Rolim, Manuel Rodrigues da Costa e Carlos Correia de Toledo e Melo, o cônego Luís Vieira da Silva, os poetas Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga ...
Os sertanejos; Os Pobres; Os fanáticos Religiosos; Os jagunços. Apesar desses termos ser totalmente segregador, aquela região ocupava uma parcela socialmente excluída, o que desde aquele período já era uma problemática social grande em nosso país.
Exemplos de Grupos Sociais
Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. ... Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.
Os grupos sociais funcionam a partir de uma certa organização. As pessoas envolvidas nesses grupos compartilham de valores, hábitos, normas e objetivos semelhantes. A diferença vai ser no grau de contato entre os participantes.
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).
Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo.
Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Os contatos sociais secundários se diferenciam dos primários pelo fato de serem calculados, racionais e sem influências emotivas. ...
A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. ... É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.
De tal modo, o processo de socialização é desencadeado por meio da complexa rede de relações sociais estabelecidas entre os indivíduos durante a vida. Assim, desde criança os seres humanos vão se socializando mediante as normas, valores e hábitos dos grupos sociais que o envolvem.
O processo de socialização inicia-se a partir do primeiro contato com o mundo fora da barriga de sua mãe. Ouvindo os primeiros sons e vendo as reações emotivas dos indivíduos ao seu redor, é justamente nessa fase da vida que o indivíduo começa a se formar a sua personalidade.
É através da socialização que o indivíduo é capaz de desenvolver a sua personalidade e ser admitido ou inserido na sociedade, se integrando no grupo em que nasceu adquirindo seus valores e hábitos que lhe dão e formam suas características.
A psicologia social crítica busca a compreensão da relação individual – social, por meio dessa interação indivíduo/sociedade, visto que a identidade do indivíduo se dá por meio dessa relação, considerando o indivíduo com a sua história particular como um ser de transformações.
É função do psicólogo social colaborar na luta contra o rompimento dos entraves sociais, tais como: preconceitos, estigmas, estereótipos e estigmas, mostrando através de intervenções que somos pessoas de direito, capazes de combater as desigualdades sociais, assim como compreender suas causas e efeitos.
Durkhein concebia a ideia de que o individuo deve se adaptar ao coletivo e nao o contrario. é o individuo quem forma a sociedade . ... a sociedade forma-se por 3 categorias de individuos:os conformados,os inconformados e os reformadores. o nossso comportamento decorre da concepçao que temos de nossa realidade.