Sensoriamento remoto ou deteção remota é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos.
Como vimos, o sensor ativo conta com uma estrutura que permite a emissão de um feixe de luz, ao contrário do que ocorre na opção passiva, que apenas detecta o calor em uma temperatura similar àquela emitida pelo corpo humano.
O Sensor Infravermelho Ativo (IVA) é um dos dispositivos de campos utilizados nos sistemas de alarmes da segurança eletrônica para detecção de invasão em área de acesso restrito. O Sensor Infravermelho Ativo (IVA) é um dos mais eficientes protetores de perímetros da atualidade empregados na segurança eletrônica.
Um sensor de infravermelho passivo é formado por um receptor que reage à emissão de raios infravermelhos. Quando ocorre um movimento no ambiente há uma variação de luz infravermelha que permite que o sensor perceba essa movimentação.
Os sensores de presença são equipamentos que detectam invasões em um ambiente e emitem um alarme. ... Cada sensor de presença tem um estopim para ser acionado, o que geralmente reflete no nome do produto – infravermelho, por micro-ondas ou de ruídos.
O sensor fotoelétrico é um componente que pode ser tanto um transdutor como de fato um sensor. ... Podemos definir o sensor fotoelétrico como transdutor porque ele é capaz de converter energia luminosa em energia elétrica, assim como as fotocélulas, que convertem diretamente luz em energia elétrica.
O sensor de presença é um equipamento que utiliza tecnologia de detecção, e sua função é perceber e detectar um certo tipo de energia e sua variação. ... Quando alguém entra em um ambiente que possui um sensor desse tipo, sua presença é detectada por provocar uma variação dessa energia.
Alguns deles podem funcionar emitindo micro-ondas, que ao detectar movimentos ligam as lâmpadas. Ambos conseguem monitorar uma área de até 6 metros e com uma abertura de 120º. Geralmente o tempo de desligamento após a detecção do movimento é de 1 minuto, podendo ser alterado.
O maior alcance de detecção do mercado Ele deve ser instalado com altura mínima de 2,2 e máxima de 4 metros.
As principais utilizações do Sensor de Presença incluem:
O Sensor de Presença Soquete E27 é um comando inteligente que se destina ao acionamento de cargas temporizadas. Detecta a movimentação de fontes de calor como pessoas através de um sensor infravermelho, acionando a carga e desligando-a após a ausência de movimento, de acordo com o tempo programado.
Gire lentamente o ajuste do sensor em direção ao mínimo até o ponto em que a luminária comece a dimerizar. Quando encontrar o ponto exato, volte o ajuste em 5º (cerca de 1mm) em direção ao máximo, conforme exemplo. Observe a posição final do ajuste do sensor e replique aos demais.
A instalação de um soquete com sensor de presença é super simples! Basta configurar o tempo que ele irá ficar ligado quando for acionado, e se ele funcionará somente quando não houver luz no ambiente. Feito isso basta enroscá-lo no receptáculo da lâmpada e logo em seguida enroscar a lâmpada no receptáculo.
O ajuste de tempo pode variar de 10 segundos (mínimo) a 5 minutos (máximo). Toda vez que o equipamento identificar movimento ele recarregará o tempo ajustado no acionamento. Por isso, o sensor só desligará a lâmpada quando passar o tempo ajustado e não for detectado mais nenhum movimento nesse intervalo.
Qual é o melhor sensor de presença?
Com a lente do sensor para cima e com os dois trimpots virados para você, gire o trimpot do lado esquerdo no sentido anti horário e veja se o LED vai apagar após não detectar movimento. Através do trimpot da direita você pode ajustar a sensibilidade de detecção do sensor.