As nomenclaturas IaaS, PaaS e SaaS referem-se ao modelo de disponibilização de soluções em nuvem. Os termos significam respectivamente: IaaS – infrastructure as a service (infraestrutura como serviço), PaaS – plataform as a service (plataforma como serviço) e SaaS – software as a service (software como serviço).
Basicamente, é um tipo de serviço oferecido por provedores de cloud computing. O fornecedor monta o ambiente com as ferramentas e recursos conforme as necessidades da empresa, permitindo que os gestores e profissionais trabalhem online sem a necessidade de construir e manter uma infraestrutura própria no local.
Principais benefícios do IaaS
Dentre essas vantagens de segurança na nuvem, destacam-se: Maior resistência a ataques contra a disponibilidade de serviços (distributed denial of service – DDoS) devido à maior capacidade do provedor de nuvem para realocar dinamicamente os recursos de filtragem, traffic shaping, autenticação, criptografia etc.
PaaS e IaaS apresentam características muito distintas....Benefícios do IaaS
Infraestrutura como serviço é um formato de computação em nuvem que fornece todos os recursos de um Data Center local. Porém, de forma virtualizada disponível via Internet. Em um modelo IaaS o provedor de nuvem hospeda os componentes do Data Center (servidores, dispositivos de armazenamento e rede, firewall, etc.)
A infraestrutura de nuvem não é diferente da infraestrutura típica de data center, a não ser pelo fato de que ela é virtualizada e oferecida como um serviço para ser consumido via Internet. Servidores, armazenamento, recursos de computação e segurança são os principais componentes da infraestrutura de nuvem.
Infraestrutura consiste em um conjunto de elementos estruturais que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico de um determinado local. Os principais serviços que compõem a infraestrutura são transporte, energia, telecomunicações e saneamento ambiental.
A característica principal é a não aquisição das licenças vitalícias, mas sim o direito pelo uso da licença a partir de pagamentos recorrentes, normalmente mensal ou anual. O modelo de serviço SaaS (Software as a Service) a receita gerada por um cliente vem ao longo de um período extenso.
Uma nuvem pública é um modelo de implantação em nuvem no qual a infraestrutura e os serviços de computação sob demanda de um provedor terceirizado são compartilhados entre várias organizações usando a Internet pública.