As artérias ilíacas comuns direita e esquerda são os dois ramos que se originam a partir da bifurcação da artéria aorta, responsáveis pela irrigação sanguínea dos membros inferiores e da região pélvica. Cada uma se divide posteriormente em artéria ilíaca externa e artéria ilíaca interna.
Um aneurisma aorto-ilíaco é uma dilatação (aneurisma) da aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo, que leva o sangue do coração para todos os órgãos e para as artérias ilíacas (ramos distais da aorta). O aneurisma pode crescer e romper-se (ruptura), o que leva a hemorragias graves e é frequentemente fatal.
Assim como em outras artérias, o aneurisma de ilíaca é definido por uma dilatação focal da artéria com um diâmetro que é pelo menos 50% maior que o diâmetro normal do vaso. Em homens a artéria ilíaca comum tem em torno de 1,2 ± 0,2 cm, e em mulheres tem 1,0 ± 0,2 cm.
Este é um exame de imagem não invasivo, que avalia fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior.
O Doppler Colorido de Aorta Abdominal e Artérias Renais é conduzido no aparelho de ultrassom doppler, uma pequena sonda que capta imagens das principais artérias, formando padrões coloridos conforme o fluxo sanguíneo. Para a realização do exame, o paciente deita-se na maca de barriga para cima.
O Doppler Arterial e Venoso é um tipo de ultrassonografia que permite determinar a velocidade e o sentido da circulação sanguínea. É utilizado para identificar a presença de obstruções nas veias e artérias (aterosclerose), obstruções congênitas, aneurismas e diversos tipos de doenças vasculares.
O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico observar o aumento ou diminuição da vascularização, além da velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos da região examinada. O exame é chamado de Doppler colorido porque o fluxo de sangue será mostrado em tons de vermelho e de azul.
O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico avaliar o aumento ou diminuição da vascularização na região, além da velocidade do sangue dentro dos vasos sanguíneos.
Ultrassom com Doppler nas pernas Indicado para diagnosticar má circulação sanguínea nessa região do corpo e estreitamento dos vasos, e identificar varizes e tromboses. É também conhecido como Doppler dos membros inferiores.
Ecodoppler Colorido venoso de membro inferior – Unilateral É um exame não invasivo que utiliza as técnicas de ultrassonografia e o Doppler colorido para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo das veias do membro inferior.
O ecodoppler é um tipo de ultrassom que serve para verificar o fluxo de sangue nas veias e artérias, do coração, cérebro e até dos membros inferiores.
O resultado é extremamente rápido — cerca de 30 a 60 minutos — e muito confiável.
Realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.
Além de examinar o feto, placenta e líquido, este exame analisa a circulação sanguínea do bebê. Através desta avaliação é possível determinar se o ambiente uterino está adequado ou não para as exigências do feto.
O que é? Consiste em procedimento não invasivo para avaliação da velocidade do fluxo sanguíneo no útero e feto placentário pelo doppler.
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
Ele serve para auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais ou detectar a gestação de múltiplos. Com o exame, é possível obter informações importantes, como idade gestacional, análise morfológica, aspectos da placenta, sexo, batimentos cardíacos e problemas cromossômicos.
O ultrassom obstétrico é realizado, geralmente, na 34ª semana de gestação, também por via abdominal.
O tamanho do feto com 34 semanas é de aproximadamente 43,7 centímetros de comprimento, medidos da cabeça ao calcanhar e pesa cerca de 1,9 kg.