Significado de eliciar Expulsar com esconjuros (rituais de exorcismo); esconjurar, exorcizar: eliciar demônios. Fazer com que algo saia; lançar com violência para o exterior de; arremessar: eliciar secreções. Etimologia (origem da palavra eliciar).
Eliciar: termo que se relaciona à ocorrência de uma resposta respondente. Elo de cadeia: estímulos dentro de uma cadeia comportamental - função de ocasião e de reforço.
Na generalização de estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, porém diferente. Freqüentemente, a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
Também nomeada de indução por Skinner (2003, p. 145-146), a generalização consiste no processo de interação com estímulos a partir de um histórico anterior com estímulos alheios, mas com alguma semelhança a ser definida pela classe de estímulos.
O gradiente de generalização é justamente o grau de semelhança física do SD com o estímulo novo. ... Por outro lado o reforçamento adicional, isto é, a resposta ser reforçada para diferentes estímulos, ela tende a se repetir com a generalização.
O segundo em referência à resposta, a generalização é que, se uma resposta for aprendida a um dado estímulo, este suscitará respostas semelhantes; contudo, quanto maior for a semelhança numa resposta, mais frequentemente o estímulo a suscitará, e é este o gradiente de generalização da resposta.
Se a generalização é a capacidade de percebermos semelhanças entre estímulos e responder de maneira semelhante ou igual a todos eles, a discriminação é o processo inverso, é a capacidade que temos de perceber diferenças entre estímulos e responder diretamente a cada um deles.
2. Refere-se ao controle de estímulos; “Porque nos comportamos diferentemente na presença de estímulos diferentes?” “Porque nos comportamos de maneira semelhante em momentos distintos da vida?” Utilidade: alfabetização, programas de ensino, distúrbios comportamentais.
A discriminação operante é um processo comportamental básico dos organismos no qual ocorrem respostas específicas apenas na presença de determinados estímulos. Assim, cada estímulo ocasiona uma resposta específica.
Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas.