O teste com o voltímetro ou multímetro se dá não no próprio alternador, mas na bateria do veículo. Com o motor desligado, conecte o aparelho à bateria. Esse teste é importante para saber se a bateria não está com carga baixa demais para realização do teste do alternador.
O primeiro sintoma de que o alternador não está funcionando corretamente é uma luzinha no painel. Ela passa a acender e a piscar constantemente. Ela é o indício que de possivelmente haverá a necessidade de manutenção no Alternador. Na sequência, os cabos da bateria devem ser verificados.
TESTE DE RESISTÊNCIA DO ROTOR Para realizar o teste: • Selecionar a opção mais baixa de resistência do multímetro; Encostar as duas ponteiras do multímetro uma na outra para verificar o valor da resistência das ponteiras. Diminuir este resultado do valor obtido da resistência do rotor.
Normalmente, um rotor e tampa do distribuidor defeituosos produzirão alguns sintomas que alertam o motorista que o serviço pode ser necessário.
Com o motor desligado, a carga da bateria deve ser de 12,6 V. Essa é a sua carga completa. Se com o motor desligado a bateria estiver com menos de 12,6 V, é provável que o problema seja ela. Se com o motor ligado a bateria estiver com menos de 13,8 V ou mais do que 14,5 V, o problema é no alternador.
A função do rotor alternador é formar um campo magnético para produzir a corrente elétrica, e a quantidade dos fios da bobina aumenta de acordo com a capacidade do alternador de gerar energia.
Alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. É utilizado em diversas áreas, desde geradores de energia portáteis, em automóveis e até nas usinas hidrelétricas.
A ponte retificadora atua mantendo a tensão alternada “reta”, ou seja, tensão contínua! ... Uma fonte de tensão alternada em um momento tem tensão positiva e em outro a tensão fica negativa. Cada parte é um semiciclo, ou seja, a tensão alterna entre semiciclos positivos e negativos, assim como mostra a imagem a seguir.
Os alternadores automotivos são trifásicos, portanto admitem que seus enrolamentos sejam conectados em estrela ou triângulo. Em uma ligação estrela a extremidade final de cada um dos enrolamentos são unidas, e na ligação triângulo são fechadas aos pares, final de um enrolamento com o início do seguinte.
Normalmente, em um veículo sem ar condicionado, o alternador gera 50 Ah (50 ampéres por hora) e normalmente utiliza uma bateria de 45A.
As polaridades do imã são invertidas a cada 180 graus de rotação para que o dínamo gere uma corrente contínua, ao contrário dos alternadores, que transformam energia mecânica em energia elétrica alternada, ou seja, que possuem pausas, mas estas pausas são tão rápidas que não são detectáveis.
Como fazer a limpeza do alternador
Recebe o nome de dínamo (da palavra grega dynamis, que significa força) um gerador de eletricidade, destinado a transformar energia mecânica em energia elétrica. ... o alternador, ou dínamo de corrente alternada, fornecedor de corrente alternada, corrente que circula em um e outro sentido alternadamente.
substantivo masculino Máquina eletrodinâmica que transforma a energia mecânica em energia elétrica; gerador.
Na maioria dos casos geram 6V/3w. As desvantagens desses modelos são que não possuem controle de carga, ou seja, se você pedalar forte vai gerar muita energia, se pedalar fraco vai gerar pouca.
O dínamo foi um dos primeiros instrumentos a aplicar a indução eletromagnética, e cuja invenção é creditada a Hippolyte Pixii em 1832.