Como contém apenas átomos de carbono e hidrogênio, o tipo de ligação que se forma é a covalente. ... Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro. O ângulo entre as ligações C – H é de 109°28'.
A seguir há um exemplo de geometria angular para uma molécula formada por três átomos, o dióxido de enxofre, em que o átomo central (o enxofre) possui somente um par de elétrons desemparelhado. ... * Geometria tetraédrica: Ocorre no caso de moléculas formadas por cinco átomos, em que um átomo é o central.
Linear: formada por molécula diatômicas ou biatômicas (2 atómos) com ângulos de 180°, por exemplo, HCl, BeF2, CO2, C2H2, BeH2, XeF2. Angular: formada por três ou quatro nuvens na camada eletrônica, com ângulos menores que 120º, por exemplo, H2O, O3, SO2, SF2.
A geometria linear forma um ângulo exato de 180º entre dois ligantes, a geometria angular, está atrelada a existência de pares de elétrons não ligados e portanto a repulsão faz com que os ligantes se afastem dos elétrons não ligados, diminuindo o ângulo entre eles.
CH₄
Metano é um gás do efeito estufa, mas também serve como biogás para geração de energia. Representado pela fórmula molecular CH4, o metano é um gás incolor e inodoro (sem cheiro). Ele possui pouca solubilidade em água e, quando adicionado ao ar, pode ser altamente explosivo.
O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz.