Basicamente, as telhas de fibrocimento chegaram para substituir as tradicionais telhas de amianto, uma substância nociva a saúde e que era utilizada na fabricação de telhas desde a década de 40. Mas vale destacar que o desempenho do novo produto é ainda melhor. Pois elas são mais resistentes a intempéries.
Mas nem tudo é responsabilidade das telhas. O madeiramento também pode ser a fonte do problema, e pode ser checado ao observar curvas ou empenamento do telhado. É importante ressaltar que esta camada dura em média 25 anos, já que sofre com cupins e as intempéries do tempo.
Geralmente telhados com madeiras de qualidade chegam a durar mais de 50 anos. As estruturas metálicas de um telhado dificilmente apresentam problemas, uma vez que as peças são produzidas industrialmente e, consequentemente, recebem a proteção necessária contra ferrugem.
Leves, as peças de PVC (cuja sigla significa Policloreto de Vinila) são fáceis de manusear e também apresentam resistência contra a ação de produtos químicos e de intempéries – isso faz com que o material, um tipo de plástico, apresente boa durabilidade (de 20 a 25 anos).
As primeiras chuvas que caírem sobre um telhado novo tendem a fazer com que as telhas suem em sua face inferior sem, contudo, gotejarem. Esse fenômeno desaparece por completo após algumas chuvas, desde que seja projetada uma ventilação correta na parte inferior do telhado e obedecida a tabela de inclinação de telhados.
super manta líquida quartzolit é uma manta flexível para impermeabilizar coberturas com e sem trânsito, como lajes de concreto armado, telhas de fibrocimento, telhas cerâmicas e superfícies metálicas (telhas, rufos e pingadeiras de lata galvanizadas). Promove maior velocidade na aplicação e na liberação de sua obra.
E para evitar destelhamentos com ventos e chuvas fortes, é preciso escolher uma telha vitrificada, porque ela se mantém limpa, além de não ser um material poroso", comenta o profissional. Além disso, existem diversos tipos de telhados que devem ser levados em consideração para a escolha no momento da compra.
Se o problema for as chuvas constantes e fortes, é preciso proteger o telhado com lonas ou mantas impermeabilizantes. Para se proteger do granizo, uma opção é utilizar telhas de cimento, muito mais resistentes que as de cerâmica.