Fonte para ligar diretamente no módulo sem bateria Consumo musical do módulo é de 100 amperes = Utilize uma fonte com potência de 100 amperes ou superior. Se utilizar uma fonte mais fraca, também funciona, mas com menor desempenho e maior risco de ter problemas no sistema de som automotivo.
Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que você deve inserir a outra ponta do clipe de papel. Se você fez tudo certo até aqui, chegou a hora do teste. Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte.
Corrente = Potência/14,4 Assim, recomendamos dividir a potência por 20 para encontrar a corrente ideal para seu sistema. Exemplo: 2000 Watts RMS total em módulos, indica-se 100 amperes de corrente.
Quanto de energia? Depende do modelo, porém geralmente é em torno do dobro do valor em rms do alto falante, a “potência de pico”. módulo mais fraco (até 30%): Não recomendável. Ao utilizar um módulo mais fraco em alto falantes de alta potência, começamos a ter problemas no módulo amplificador.
Começaremos assim com o cálculo prático: Sendo assim o mínimo recomendado para o funcionamento correto do módulo a 12,6V é de 80 Amperes. Adicionando os 30% do sistema do carro, a bateria ideal teria que fornecer um total de 104 Amperes.
Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.
POTÊNCIA
Saiba calcular a bateria ideal para seu Som Automotivo
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. Os curto-circuitos são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.
Ocorre curto-circuito quando uma ligação errada é feita eliminando componente(s) do circuito, a diferença de potencial elétrico (ddp) vale zero e a corrente elétrica passa pelo fio que não tem resistência.
Para testar se o disjuntor está queimado, é necessário o uso do multímetro ou alicate amperímetro. Coloque o aparelho na escala de “Teste de continuidade”, ao encostar as pontas de teste uma na outra, o aparelho faz um “bip”. Importante: Retire o disjuntor da rede antes de realizar o teste.
5) Conecte o multímetro ao circuito para medir a corrente Desligue todos os disjuntores e faça um teste para certificar-se de que a corrente alternada está desligada antes de iniciar o trabalho e manusear quaisquer fios, principalmente os desencapados.