A mucosa intestinal é o tecido que reveste as paredes internas dos intestinos. É caracterizada pela aparência pregueada, que facilita a absorção dos nutrientes já diferidos e a formação do bolo fecal.
Figura 8.
A muscular da mucosa é constituída por músculo liso e se organiza em duas camadas delgadas e helicoidais. Algumas fibras musculares lisas podem invadir a lâmina própria e sua contração auxilia na saída da secreção pelas glândulas.
São exemplos de órgãos que possuem musculatura lisa, EXCETO: Escolha uma: a. Coração.
Explicação: As células do músculo liso não apresentam estrias transversais como as vistas nas células musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas. A ausência dessas estrias ocorre porque os filamentos de actina e miosina não se organizam seguindo o mesmo padrão apresentado pelas outras células musculares.
Tecido Muscular Liso ou Não-Estriado Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo. Este tecido possui contração involuntária e lenta. As células são uninucleadas, alongadas e com extremidades afiadas.