A educação é compreendida como o processo de desenvolvimento dos indivíduos, no sentido de que possibilita que os indivíduos sejam capazes de conhecer a cultura, assim como compreender a identidade cultural.
A identidade cultural nacional é enfatizada e patrimônios material e imaterial, festas e comidas típicas são elementos priorizados para se trabalhar esse conceito, normalmente com interdisciplinaridade com História (identidade ao longo do tempo) e com Geografia (identidades em lugares em lugares diversos).
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
Se por um lado a “globalização cultural” potencializa a perda da identidade cultural, por outro, ela diminui a xenofobia entre os povos do mundo.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.
O que é Identidade nacional: A identidade nacional é um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. ... Por vezes, dentro do mesmo país existem regiões com culturas tão distintas que a identidade nacional não é tão forte.
Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.
Resposta: identidade nacional é ter conhecimento de sua propria cultura e valorizar, dando respeito a sua historia desde a fundação e conquista da independencia, não é ser patriota, mas ver e reconhecer a própria identidade do local em vive.