DEFINIÇÕES. As taquiarritmias supraventriculares (TSV) são taquicardias em que a participação de uma estrutura atrial é necessária para manutenção da arritmia, em contraste com as taquicardias ventriculares (TV), que necessitam somente de estruturas ventriculares para sua manutenção.
São sintomas atribuíveis a taquiarritmia: palpitações, dor torácica, dispnéia e síncope. Caso palpitações estejam associadas ao quadro pesquisar na história seu início e término. Início súbito de palpitações é sugestivo de taquiarritmia.
Quais os tipos de Taquicardia?
A arritmia mais comum é a fibrilação atrial. Ela ocorre devido ao ritmo irregular proveniente dos átrios, que mandam estímulos de forma desorganizada e rápida. Como resultado, há um ritmo irregular, que pode fazer com que o sangue não circule como deveria, podendo gerar a formação de um trombo.
As palpitações surgem quando é possível sentir o próprio batimento do coração durante alguns segundos ou minutos e, normalmente, não estão relacionadas a problemas de saúde, sendo apenas causadas por excesso de estresse, uso de algum remédios ou prática de exercício físico.