Por esse motivo, o cimento deve ser estocado em local seco, coberto e fechado, bem como afastado do chão, do piso e das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos, ou pelo menos separado deles.
três meses
Silos vazio e limpo por dentro, pelo menos, a cada três meses para evitar crostas. Uma manutenção completa deve ser feita pelo menos a cada seis meses. Inspecione a condição dos selos de segurança encontradas em portas e válvulas do graneleiro, mediante o recebimento de cimento a granel.
Significa que o empilhamento deve ser de, no máximo, 10 sacos, colocados sobre estrados ou pallets, que fiquem a uma distância mínima de 10 centímetros do chão, assim como distantes 10 centímetros das paredes. Outra recomendação normativa é que o empilhamento fique, no mínimo, a 50 centímetros do teto.
Os sacos de cimento devem sempre ser estocados em local coberto, livre de umidades e com ventilação abundante. Seu armazenamento se dá sobre paletes ou ripas de madeira sem farpas e pregos, que danificam a sacaria. O ideal é que sejam empilhados, no máximo, oito sacos em cruz, sobre cada palete.
O cimento normalmente é comercializado em sacos de papel kraft de múltiplas folhas. O uso de papel é justificado pelo fato do material ser embalado ainda aquecido, devido a grande demanda do produto, contudo, o papel não inibe a ação da água sobre o produto.
O saco de cimento diminui de tamanho de 50 para 25 Kg. Atualmente ( a indústria trabalha com sacos de 50 Kg. A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) no artigo 198 coloca como 60 Kg o limite que o homem pode transportar, mas sabemos que esse peso é desumano.
Ainda segundo o levantamento, o cimento demonstrou uma dispersão entre o preço máximo e mínimo de 28%, sendo que o maior preço encontrado para o saco de 50kg do cimento foi de R$23,00 contra R$19,70 para o menor preço.