Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.
Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.
As lâmpadas em casa são ligadas em paralelo por dois motivos: 1. Precisam estar sob influência da mesma tensão, ou seja, a voltagem da rede da casa. Só em paralelo não há queda de voltagem.
Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. É o aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica.
A primeira lei de Ohm mostra que a ddp (U) pode ser determinada matematicamente como o produto da resistência (R) do material pela corrente elétrica (i).
Mas aqui vamos considerar essas duas grandezas como tendo o mesmo valor, porque, em Física, a diferença de potencial de um gerador como uma pilha é dada pela fórmula: U = E – r . i, sendo que U = ddp, E = força eletromotriz, r = resistência e i = intensidade da corrente elétrica.
É só usar a equação do gerador: E = U - ri. Isso de ddp real do gerador é porque o próprio gerador possui uma resistência interna (r) que consome parte da tensão aplicada ao circuito, resultando que o rendimento total não é de 100%.
Uma forma de alterar a capacitância é por modificar a constante dielétrica no espaço entre as placas do capacitor. Aumentando a constante dielétrica, aumenta a capacitância e então deve aumentar os excedentes de carga nas placas do capacitor.
Existem duas soluções para isso que são mostradas na figura 1. A primeira faz uso de dois diodos que são ligados de modo a impedir que nos capacitores seja aplicada tensão que não corresponda à polaridade certa. A segunda é mais simples e consiste simplesmente em se ligar os capacitores em oposição.
Capacitores eletrolíticos bipolares (ou não polarizados) que podem ser operados com qualquer polaridade são construções especiais com dois ânodos conectados em série.
Quando uma tensão elétrica é aplicada entre as placas condutoras do capacitor, um lado da placa armazena as cargas positivas e o outro lado armazena as cargas negativas. Estas cargas ficam acumuladas de uma forma balanceada, ou seja, tanto as cargas negativas quanto as cargas positivas possuem o mesmo valor em módulo.
A diferença entre um condensador e um condensador polarizado não polarizado é que o condensador polarizada tem um positivo e um lado negativo, e geralmente, condensadores polarizados são offent custo muito menor do que condensadores não polarizados de capacitância e a mesma voltagem.
Tipos de capacitores.