“Confundir enxerto com retalho e vice-versa”. A diferença básica é que o enxerto depende da vascularização do leito receptor para integração, já o retalho possui vascularização própria.
O retalho miocutâneo é aquele constituído principalmente por pele e músculo. Como possui uma irrigação própria este retalho pode ser utilizado em vários tipos de reconstrução em cirurgia plástica ou oncológica.
São bastante utilizados no fechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras. “Retalho” é o segmento da pele e subcutâneo com suprimento vascular próprio, que será movido de uma área (doadora) para outra (receptora), com a finalidade de preencher uma ferida cirúrgica.
A técnica de retalho livre representou uma revolução na cirurgia reconstrutiva, pois permitiu a coleta de uma grande quantidade de tecido revascularizado, pode ser adaptada ao defeito e permite procedimentos reconstrutivos mais complexos e simultaneamente ressecções mais extensas de cabeça e pescoço.
primeiras 24 horas: ✓ compressas frias nas 6 horas posteriores à cirurgia gengival para diminuir o edema local somente com liberação profissional; ✓ restringir as movimentações de tecidos e muscúlos faciais ao mínimo possível (falar, cantar, soprar);
Trata-se de um procedimento cirúrgico oral, então indico alimentos líquidos ou pastosos frios ou gelados nas primeiras 48 horas (sorvete, iogurte, vitaminas, gelatinas) . Passado este período, a temperatura pode voltar ao normal, porém a dureza dos alimentos deve ser ainda cuidada.