Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Relembre as boas práticas 5R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), e espalhe essa ideia! Reduzir o consumo desnecessário (e consequente geração de lixo) é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício.
Repensar: Reflita sobre os seus atos de consumo e a respeito dos impactos deles sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza. Reduzir: Consuma apenas o necessário reduzindo a demanda por recursos naturais e a geração de lixo. Reutilizar: Reutilizar é aumentar a vida útil de um produto ou material.
O lixo domiciliar especial é formado por todos os resíduos que podem ser considerados ainda mais perigosos para o meio ambiente e para a saúde pública — como pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e embalagens de veneno e de agrotóxicos.
Em terrenos privados, os proprietários são responsáveis por manter as áreas limpas. O lixeiro pode coletar até 50 quilos de entulho por dia, desde que o material esteja corretamente acondicionado, dentro de sacos plásticos.
Em São Paulo, podem ser levados às Unidades Básicas de Saúde (UBS); em outras regiões, você deve procurar os Centros de Atendimento Público de Saúde, que deverão dar orientações sobre a destinação final dos remédios.
O lixo domiciliar, doméstico ou residencial é todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos) ou inorgânicos (as embalagens, os vidros, os papéis).
Material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado. O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.
Para tanto, os contentores são divididos por cores, os quais indicam o tipo de lixo a ser depositado:
É o sistema de recolhimento dos resíduos sólidos residenciais orgânicos e não orgânicos, o chamado "lixo doméstico", realizado em caminhões compactadores, conforme frequência e período pré-estabelecidos. Cada equipe de coleta é composta por um motorista e três coletores.
Também é possível consultar o horário e dias da coleta seletiva e domiciliar no site das concessionárias do serviço, nos sites da Loga, que atende à região noroeste, que compreende o centro, além das zonas norte e oeste, e da concessionária Ecourbis, que abrange as zonas leste e sul.
A coleta dos resíduos é realizada em dois turnos, às 7 e às 18h. De acordo com a Lei Artigo 151, é proibido colocar os resíduos na calçada com antecedência maior que duas horas. O descumprimento da lei pode valer multa no valor de R$ 57.
O serviço de coleta de lixo é prestado por uma empresa que recolhe os resíduos gerados destinando para outro lugar. A empresa pode ser pública ou privada. Infelizmente, nem sempre a destinação do lixo é feita de forma ambientalmente adequada.
Na maior parte do país, o lixo é enviado para os lixões, que são áreas onde o lixo simplesmente é empilhado, sem cuidados com a separação de produtos orgânicos e inorgânicos, ou ainda com a reciclagem e o tratamento dos resíduos que podem contaminar solos, rios e aquíferos.
Normalmente o lixo gerado nas residências, comércios ou indústria são misturados em um mesmo local, retirados pelos serviços municiapais de coleta de lixo e destinados aos aterros sanitários ou para a incineração. É desta forma que lidamos com o lixo.
O lixo é um dos maiores problemas da sociedade moderna. Dentro do processo de Reciclagem, a Coleta Seletiva é uma etapa fundamental. ... Através dela, os resíduos recicláveis são separados dos demais resíduos, recolhidos por empresas responsáveis pela limpeza urbana.
O serviço de coleta e transporte dos Resíduos de Saúde na cidade de São Paulo é realizado por duas empresas que operam em regime de concessão: Logística Ambiental de São Paulo S.A – LOGA, que atende os estabelecimentos de saúde localizados na região Noroeste e a Ecourbis Ambiental, responsável pela coleta dos resíduos ...